CEO do Morgan Stanley ameaça sair da City
Sem acesso ao mercado único, banco sai de Londres.
O presidente do banco americano Morgan Stanley, Rob Rooney, ameaça mover o seu staff de Londres caso o Reino Unido perca o acesso ao mercado único europeu. Em causa está o divórcio da União Europeia, que trará novas regras para o comércio e para o acesso ao mercado europeu.
Depois de um estudo que revelou que três em cada quatro CEOs consideram relocalizar a sua empresa fora do Reino Unido, a Reuters revela esta terça-feira que, segundo o CEO do Morgan Stanley, os bancos da City podem mesmo mover o seu staff para fora de Londres no pós-Brexit.
"Isto não é tão complicado como parece. Se estamos fora da União Europeia e não temos aquilo que seria um compromisso a longo prazo para aceder ao mercado único europeu, então há um conjunto de coisas que fazemos atualmente em Londres e que só são possíveis dentro do grupo dos 27 [estados-membros].”
O CEO do banco acrescentou ainda que nos dias que antecederem a perda do acesso ao mercado único europeu, e se isto chegar realmente acontecer, “os postos de trabalho que saírem, em grande número ou não”, vão implicar “um modelo de negócio menos eficiente”, pelo que o Morgan Stanley e outros bancos terão de analisar a situação.
Há vários bancos de investimento que usam a capital inglesa como centro de operações com a União Europeia, dependendo apenas do sistema de passaporte que lhes permite afetar estas operações em toda a união, embora sejam regulados apenas no Reino Unido. A votação do Brexit pode vir a ameaçar a operações destes bancos se o acesso ao mercado europeu deixar de ser um dado adquirido. Na semana passada, a primeira-ministra britânica, Theresa May, garantiu que o Reino Unido não vai dar primazia ao setor financeiro nas negociações para a saída do Reino Unido, que deverá acontecer no início do próximo ano.
Texto editado por Mariana de Araújo Barbosa
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEO do Morgan Stanley ameaça sair da City
{{ noCommentsLabel }}