5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 10 Julho 2017

Dos dados do comércio internacional ao Eurogrupo, passando pelo crédito ao consumo nos EUA. Saiba o que vai marcar o dia.

O Eurogrupo discute insolvências e banca mas, por cá, o dia vai ser marcado pelos dados do comércio internacional. Além disso, a OCDE divulga o Indicador Compósito Avançado, que permitirá antecipar o rumo da atividade económica. Saiba o que vai marcar o dia nos mercados.

Crescimento é para continuar?

A OCDE divulga o seu Indicador Compósito Avançado, desenhado para antecipar pontos de viragem na atividade económica nos seis a nove meses seguintes. Em abril, o indicador para Portugal continuou estável face ao mês anterior, nos 99,9 pontos, ainda que tenha registado um recuo homólogo face aos 100,2 pontos de abril de 2016. No conjunto da OCDE, os dados apontavam para um período de crescimento estável. Isto mantém-se?

Como evoluem as importações e exportações em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) responde hoje a esta questão. Em abril, as exportações de bens avançaram 0,4% em termos homólogos mas as importações subiram mais: 10,8%. Contas feitas, o défice da balança comercial situou-se em 1.239 milhões de euros, o que representa um crescimento de 509 milhões de euros face ao mesmo mês de abril. E em maio, o que dizem as estatísticas do comércio internacional?

Eurogrupo: entre insolvências, banca e Irlanda

Hoje é dia de Eurogrupo. A reunião desta segunda-feira vai continuar o debate sobre o enquadramento das insolvências na zona euro, desta vez focando-se em práticas de supervisão e enquadramento legal relacionados com malparado. Serão ainda apresentados os desenvolvimentos mais recentes no setor bancário da zona euro e também há espaço para abordar os resultados de mais uma missão de acompanhamento pós-programa de ajustamento na Irlanda e o aprofundamento da União Económica e Monetária.

Novos dados do crédito ao consumo nos EUA

O crédito ao consumo nos Estados Unidos voltou a aumentar em abril, pelo sétimo mês consecutivo. O que justificou esta subida? Estudantes e automóveis. A evolução deste indicador em maio é conhecida na segunda-feira, com os dados a divulgar pela Reserva Federal.

Congresso mundial do Petróleo decorre esta semana

Numa altura de pressão sobre o ouro negro, o Congresso mundial do Petróleo promete reunir em Istambul personalidades de destaque na área. O evento decorre até dia 13 e conta nomeadamente com a presença do secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mohammad Barkindo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião