Emprego e salários aceleram no setor da construção em outubro

Índice de emprego na construção subiu 3,3% e o índice de remuneração aumentou 11,1%, o que corresponde a uma aceleração em outubro. A própria produção do setor cresceu nesse mês.

Num mês marcado pelo aumento da produção, os trabalhadores do setor da construção viram os salários acelerar. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) — que se referem a outubro — o índice de remunerações nesse setor saltou 11,1%, em termos homólogos. Também o emprego no setor acelerou.

“Em outubro, os índices de emprego e de remunerações apresentaram acréscimos de 0,5 pontos percentuais e 2,3 pontos percentuais, para crescimentos homólogos de 3,3% e 11,1%“, informa o gabinete de estatísticas, num destaque publicado esta manhã.

Fonte: INE

No que diz respeito aos salários, importa notar que o índice aumentou também 3,0% face a setembro, e 10,2% nos últimos 12 meses. Já o índice de emprego subiu 0,7% em cadeia e 2,9% nos últimos 12 meses.

Este é um dos setores que tem sido mais afetados pela escassez de mão-de-obra, pelo que os empregadores têm recorrido a trabalhadores estrangeiros. Os atrasos persistentes nos vistos têm, contudo, dificultado esta atração de pessoal.

Estes aumentos do emprego e salários foram registados num mês que a própria produção no setor em causa acelerou. “O índice de produção na construção aumentou 3,9% em outubro, variação superior em 1,6 pontos percentuais à observada no mês anterior”, observa o INE.

Fonte: INE

Na construção de edifícios, o aumento foi de 4,9%, o correspondente a uma aceleração de 1,8 pontos percentuais. Enquanto na engenharia civil, a subida da foi de 2,3%, mais 1,3 pontos percentuais do que o acréscimo registado no mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emprego e salários aceleram no setor da construção em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião