Inflação na zona euro cai. Portugal abaixo da média

  • Margarida Peixoto
  • 17 Julho 2017

Os preços das telecomunicações caíram 1,8%. Só este segmento retirou um ponto percentual à taxa de inflação.

A taxa de inflação anual da zona euro caiu para 1,3% em junho, abaixo dos 1,4% registados em maio. Em Portugal, a variação dos preços ficou abaixo da média e em termos mensais até foi negativa. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelo Eurostat e mostram como a variação dos preços está ainda longe do objetivo fixado pelo Banco Central Europeu.

Depois de se ter aproximado dos 2% nos primeiros meses do ano, a inflação voltou a ceder, recomendando cautela quanto à avaliação da retoma da economia da zona euro. Em termos mensais — isto é, comparando os preços de junho com os de maio de 2017 — a variação foi nula.

Inflação cai para 1,3% na zona euro

Fonte: Eurostat

Os dados mostram que descontando o efeito dos preços da energia, a inflação subjacente subiu ligeiramente, de 1,1% para 1,2%.

Olhando para os subíndices que têm um peso mais relevante na variação dos preços do conjunto da moeda única, é de notar a quebra dos preços das telecomunicações, na ordem dos 1,8%. Este segmento pesa 30,6% no total do índice de inflação, tendo contribuído para retirar um ponto percentual à taxa de variação homóloga. Em junho entrou em vigor o regulamento Roaming Like At Home, cujo objetivo é precisamente baixar o custo das comunicações móveis na União Europeia.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga foi de 1%, um valor abaixo da média. Em termos mensais, os preços caíram 0,5%, o registo mais negativo de toda a União Europeia. Um dos fatores que poderá ter influenciado o registo português foi a visita do Papa a Fátima, pelo 13 de maio, quando se verificou uma subida anormal dos preços praticados no turismo. Estes valores são diferentes dos revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, que apontavam para uma taxa de variação homóloga do índice de preços de 0,9%, porque os do Eurostat são os valores harmonizados para efeitos de comparação entre Estados-membros.

Portugal fica abaixo da média

Valor do Reino Unido é referente a maio 2017. Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na zona euro cai. Portugal abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião