Lisboa lança programa de arrendamento em 2017
No Orçamento da cidade para o próximo ano as áreas com maior investimento são as da habitação, turismo, mobilidade e apoio às empresas.
A Câmara Municipal de Lisboa apresenta esta manhã as linhas gerais do Orçamento da cidade para o próximo ano. Uma das grandes novidades é a criação de um novo programa de arrendamento acessível, o LisboaPRAtodos.
Este programa pretende ser mais um fator de coesão social no município e vai permitir o rejuvenescimento do centro da cidade, nomeadamente das zonas históricas lisboetas. Além disso, o LisboaPRAtodos pretende contribuir para a melhoria da retoma económica, nomeadamente no que diz respeito ao setor imobiliário e da construção.
A primeira operação vai ser a colocação da concessão de exploração dos polos da renda acessível a concurso internacional até ao final do primeiro trimestre do próximo ano. A primeira área a reabilitar ainda não está definida mas o município espera que seja a Rua das Barracas. No entanto, o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva, alerta que o programa “está muito dependente do interesse dos privados que vão concorrer” e ficar responsáveis pelas reabilitações.
O valor detalhado de todas as necessidades associadas às operações de reabilitação ainda não está identificado, nomeadamente o correspondente à aquisição de edifícios. Pretende-se ainda que este programa valorize também os ativos da autarquia, e João Paulo Saraiva dá o exemplo da Praça do Município em que todos os edifícios envolventes pertencem à câmara: “é um ativo muitíssimo valioso”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa lança programa de arrendamento em 2017
{{ noCommentsLabel }}