Indústria em Portugal sai do vermelho

  • Ana Luísa Alves
  • 12 Outubro 2016

Portugal acompanha o crescimento da zona euro, embora com uma média trimestral mais baixa. Os analistas antecipam boas perspetivas para o setor industrial na Zona Euro no terceiro trimestre.

O crescimento da indústria em Portugal acompanhou a “onda” positiva da Zona Euro. Segundo os dados do Eurostat, em Portugal a produção industrial cresceu 0,5%, em agosto, depois de contração de 0,9% no mês anterior. Mas a evolução positiva é ainda mais expressiva quando a comparação é feita em termos homólogos — um crescimento de 1,7% face à contração de 1,5% registada em julho.

Também na zona euro a indústria cresceu acima das expectativas (1,6%). Este é um valor ainda melhor que os 1,5% previstos pelos economistas consultados pela Blooomberg, e representa também uma melhoria em comparação com o desempenho de julho, cujo desempenho foi revisto para uma contração de 0,7% face ao valor inicial de -1,1%. Os analistas consideram que os valores de agosto abrem a porta a uma possível expansão do setor no terceiro trimestre do ano, contradizendo as previsões dos meses anteriores.

Os recentes dados mostram que apenas a produção dos bens de consumo não duradouros influenciaram negativamente a produção global da Zona Euro. Os bens de capital, assim como a produção de bens de consumo de longa duração, recuperou em agosto face ao mês de julho, data em que foi mais fraca. Os valores de agosto foram suficientes para reverter a tendência de queda na produção dos últimos meses.

Mais uma vez, a comparação homóloga revela uma tendência mais positiva com o setor industrial a crescer, em Agosto, 1,8% tanto na zona euro como no conjunto da União Europeia. Os dados do Eurostat revelam ainda que foi na República Checa que a indústria mais cresceu (7,7% em Agosto, em termos homólogos) e na Irlanda que se registou a maior contração (8,5%).

Quanto aos principais parceiros de Portugal os sinais também são encorajadores dando conta de alguma robustez. É o caso de Espanha com uma progressão de 3,8%, Alemanha 2,1% e Reino Unido 1,9%. Exceção para França onde a indústria cresceu apenas 0,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria em Portugal sai do vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião