Lucros do BCP na Polónia caem 41% no trimestre

O Bank Millennium reportou lucros de 173,6 milhões de zlotys no segundo trimestre, abaixo dos 293,8 milhões verificados no mesmo período do ano passado.

O Bank Millennium, banco polaco detido na sua maioria pelo BCP, reportou no último trimestre uma quebra de 41% nos seus lucros, que se fixaram no final de junho em 173,6 milhões de zlotys (45,75 milhões de euros). Há um ano o resultado líquido da instituição financeira polaca tinha sido de 293,8 milhões de zlotys.

A quebra de resultados registada nesse período fica ainda assim acima das estimativas dos analistas. Segundo a Bloomberg, estes antecipavam que o Bank Millennium tivesse registado lucros de 163,5 milhões de zlotys no segundo trimestre deste ano, sendo que o intervalo de estimativas oscilava entre 154 milhões e 172 milhões de zlotys.

Apesar de registar uma quebra dos lucros, a unidade polaca do BCP viu a sua margem financeira líquida crescer em termos homólogos. Nos três meses que terminaram no final de junho, esta fixou-se num total de 420,8 milhões de zlotys. Ou seja, cerca de 10% face aos 382,6 milhões de zlotys verificados no segundo trimestre do ano passado.

Em termos operacionais, o Bank Millennium registou um aumento das receitas com comissões na ordem dos 16%. As comissões líquidas ascenderam no segundo trimestre deste ano a 162,5 milhões de zlotys, o que compara com os 139,8 milhões verificados no período homólogo.

A base de depósitos do banco também cresceu. No final de junho, o Bank Millennium detinha 48,6 mil milhões de zlotys em depósitos, o que corresponde a um aumento de 10% face ao mesmo período do ano passado.

Os resultados da operação do BCP na Polónia acontece poucos dias antes de o banco liderado por Nuno Amado apresentar o balanço da sua atividade relativo ao segundo trimestre. Segundo as estimativas da Bloomberg, o BCP deverá comunicar no próximo dia 27 de julho uma passagem de prejuízos a lucros entre o segundo trimestre do ano passado e o deste ano. A média das estimativas aponta para um resultado líquido de 41 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, o que compara com prejuízos de 243,93 milhões de euros no período homólogo.

O CaixaBI, entretanto, emitiu uma nota onde aplaude as contas do Bank Millennium. O banco de investimento considera o “conjunto de resultados positivo, e ligeiramente acima do consenso de mercado”, salientando “a evolução sólida das receitas core do banco (margem e comissões)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do BCP na Polónia caem 41% no trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião