PSI abre a ganhar com investidores mais animados

PSI-20 alinha com a Europa em sentimento positivo. Galp e o BCP são os títulos que lideram os ganhos.

A bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,23% para 5.280,85 pontos. Galp e BCP são os títulos que lideram os ganhos.

Um desempenho que mantém a tendência de registada no fecho de ontem à boleia do sentimento positivo em torno da divulgação dos dados do PIB, que cresceu 2,8% no segundo trimestre. Na segunda-feira o PSI ter fechado a subir 1,29% para 5.271,91 pontos, num dia marcado pela fraca liquidez de títulos. Como sublinham os analistas do BPI, “a semana de 15 de agosto é a segunda menos transacionada do ano, só precedida pela semana do Natal”. Ainda assim, nenhum título encerrou o dia em terreno negativo, com o Montepio a fechar o dia inalterado.

A praça lisboeta surge assim alinhada com as congéneres europeias que respiram de alívio com um abrandar das tensões entre os os Estados Unidos e a Coreia do Norte — um alívio que também já teve reflexo no desempenho das bolsas europeias e norte-americana na segunda-feira. Esta madrugada o Presidente sul-coreano defendeu que a crise nuclear na península coreana tem de “ser resolvida de forma pacífica” e opôs-se a qualquer ação militar dos Estados Unidos sem o consentimento de Seul.

A contribuir para o sentimento positivo dos investidores estão também com os dados divulgado esta manhã referentes ao crescimento da maior economia da zona euro: a Alemanha registou um crescimento homólogo de 2,1% no segundo trimestre, mais um ponto percentual face ao trimestre anterior.

Os títulos que justificam os ganhos desta manhã são a Galp, a valorizar 0,32% para os 14,04 euros por ação, a EDP, que ganha 0,22% para 3,162 euros, e o BCP que regista uma subida de 0,25% para 0,241 euros, ainda assim longe dos 3,6% que registou ontem no fecho do PSI-20. Pela negativa, o destaque vai para a Mota Engil e para os CTT que caíam 1,87% e 0,28%, respetivamente.

A valorização da Galp surge num cenário de abertura em alta do mercado de futuros do Brent. O barril de petróleo Brent para entrega em outubro abriu esta segunda-feira em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 50,76 dólares, mais 0,05% do que no encerramento de segunda-feira.

Atualizado às 08h40

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI abre a ganhar com investidores mais animados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião