Portugal está em alerta laranja e assim vai permanecer

Portugal está em alerta laranja e assim vai permanecer por causa das altas temperaturas. Incêndios de Louriçal do Campo, Vila de Rei e Fundão são os mais graves. Estrada Nacional 18 está cortada.

Os incêndios continuam a não dar tréguas. Desde a meia-noite houve 30 fogos, sendo que, neste momento há três incêndios de grandes dimensões em curso — Louriçal do Campo, Vila de Rei e Fundão — que levaram ao corte da Estrada Nacional 18. No primeiro briefing desta terça-feira, a adjunta nacional de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, disse que há já 55 feridos, quatro deles com gravidade.

A contagem dos feridos é feita a partir do incêndio de Abrantes, que deflagrou na quarta-feira passada. Quatro dos feridos agora contabilizados são bombeiros que tiveram um acidente, sem gravidade, na noite de segunda-feira, em Alcongosta, no concelho do Fundão, durante as operações de combate ao incêndio florestal que lavra na Serra da Gardunha, desde domingo. Os bombeiros feridos eram ocupantes de um veículo de combate a incêndios da corporação de Voluntários do Fundão, no distrito de Castelo Branco, que resvalou por uma ravina, constatou a agência Lusa no local. O veículo procedia, então, a uma manobra de reposicionamento, no âmbito do reforço de meios de combate às chamas, que continuam a lavrar com intensidade na Serra da Gardunha.

As chamas estão esta manhã a ser combatidas por mais de 2.900 bombeiros, 855 meios terrestre e nove meios aéreos onde se incluem os três aviões cedidos por Espanha, na sequência do pedido que Portugal fez de auxílio europeu.

A gravidade dos fogos no Fundão, levaram a que ontem fosse acionado o plano municipal de proteção civil que se vem juntar aos outros cinco planos municipais que já foram acionados e aos Plano distrital de Coimbra que também já está ativo.

Patrícia Gaspar sublinhou que a “noite foi muito trabalhosa, tal como o fim de tarde”, com os incêndios de Louriçal do Campo e Vila de Rei a concentrar mais de mil profissionais. A força das chamas e a sua rápida progressão levou à necessidade de fazer várias evacuações temporárias sendo que algumas dessas 18 pessoas já regressaram a casa depois de controlada a situação.

Com o novo aumento das temperatura que se espera para esta terça-feira e para os próximos dias, a adjunta nacional de operações da Proteção Civil antecipa dificuldades acrescidas ao trabalho dos bombeiros. No interior do Alentejo, por exemplo, é esperado que as temperaturas cheguem aos 40 graus, o que leva a que nos próximos dias se mantenha o alerta laranja em todo o território.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal está em alerta laranja e assim vai permanecer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião