Nobel da Literatura entregue a Bob Dylan

  • Leonor Rodrigues
  • 13 Outubro 2016

A entrega do prémio deveu-se à natureza poética das músicas do cantor e compositor norte-americano.

A Real Academia Sueca das Ciências distinguiu esta quinta-feira o norte-americano Bob Dylan com o prémio Nobel da Literatura deste ano.

O músico e compositor, atualmente com 75 anos, foi eleito “por ter criado novas expressões poéticas dentro da música tradicional americana”. Além da música, Dylan publicou ainda alguns trabalhos experimentais como Tarântula (1971) e uma autobiografia intitulada de Crónicas (“Chronicles“), publicada em 2004, e que retrata as memórias do músico nos primeiros anos em que viveu em Nova Iorque.

Marcelo diz que os “tempos estão a mudar”

Marcelo Rebelo de Sousa também fez questão de se associar à homenagem a Bob Dylan. Numa nota intitulada “The Times They Are a-Changin’”, que faz referência à obra de Dylan, o Presidente da República aponta para o “sinal claro de que os tempos estão a mudar”.

“O Presidente da República, evocando a sua juventude, não pode deixar de se associar a esta homenagem, inesperada mas significativa, com a atribuição do Prémio Nobel a Bob Dylan, alguém que para além da riqueza das suas letras se notabilizou pelas suas músicas, sinal claro de que os tempos estão a mudar…”, indica a nota publicada esta quarta-feira no site da Presidência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nobel da Literatura entregue a Bob Dylan

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião