Nível de alerta mantém-se, apesar de rumores de terrorismo

Nas redes sociais, começaram a circular rumores de ameaça terrorista, mas o nível de alerta mantém-se, assegura o Sistema de Segurança Interna.

O Sistema de Segurança Interna (SSI) manteve o grau de ameaça terrorista em Portugal, atualmente no nível moderado. A informação é enviada às redações numa altura em que estão a circular, nas redes sociais, “rumores” sobre uma possível ameaça terrorista.

“A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna informa que todas as forças e serviços de segurança que integram a unidade de coordenação antiterrorismo estão a trabalhar em completa articulação e em cooperação com as suas congéneres, acompanhando o contexto internacional no âmbito da ameaça terrorista”, pode ler-se num comunicado enviado, esta quinta-feira, às redações.

“Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado”, acrescenta o comunicado.

Contactada pela agência Lusa, Helena Fazenda, responsável do SIS, explicou que o comunicado foi emitido porque estavam a circular “rumores” sobre a subida dos níveis de alerta contra o terrorismo em Portugal. Estes rumores surgem no mesmo dia em que a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado a informar que reforçar a segurança em zonas turísticas da cidade, uma medida que já estava prevista.

No Google, o interesse pelo tema “terrorismo” aumentou exponencialmente esta quinta-feira:

Segundo a RTP, este reforço das medidas de segurança é preventivo, mas será mantido nos próximos dias, em várias zonas do país, particularmente em zonas turísticas. As autoridades referem à RTP que o reforço da segurança surge em resposta aos recentes ataques terroristas em Barcelona. A 20 de agosto, logo após o atentado de Barcelona, Lisboa já tinha reforçado as medidas de segurança, nas zonas do Chiado, Rua Augusta e Mosteiro dos Jerónimos.

Ministra diz que não há indícios de ataque

Esta tarde, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, também reagiu aos rumores, garantindo que não há qualquer indício de ataque terrorista em Portugal e que o reforço de policiamento é normal.

“Que tenha conhecimento, não há um perigo concreto de um atentado no local A ou B. Não existe nenhum aviso de que vai haver um atentado terrorista aqui ou acolá”, assegurou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nível de alerta mantém-se, apesar de rumores de terrorismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião