Portugal teve o pior crescimento em cadeia da União Europeia

A subida do PIB em cadeia no segundo trimestre em Portugal situou-se nos 0,3%, o mesmo valor registado no Reino Unido. É o pior desempenho entre os Estados-membros.

A subida do PIB de 2,9% no segundo trimestre foi o maior crescimento económico dos últimos 17 anos, em comparação homóloga. No entanto, a comparação em cadeia — ou seja, com o trimestre anterior — fixou-se nos 0,3%. Este desempenho da economia portuguesa foi o pior registo da União Europeia, apenas igualado pelo Reino Unido, mostram os números do Eurostat revelados esta quinta-feira.

Este crescimento em cadeia é metade da média da zona euro (0,6%), e menos ainda face à média dos 28 Estados-membros (0,7%). A liderar as subidas em cadeia estiveram a República Checa (2,5%), a Suécia (1,7%), a Roménia (1,6%) e a Holanda (1,5%). Em contraste, Portugal e Reino Unido fixaram-se ambos em 0,3%.

Fonte: Eurostat

Contudo, a figura muda quando se muda de ótica para a comparação homóloga. São já nove meses em que Portugal está a crescer acima da média da zona euro. Desde 2001 que isso não acontecia. No segundo trimestre deste ano, o PIB cresceu 2,3% na zona euro e 2,4% na União Europeia — uma aceleração face a 2% e 2,1% no primeiro trimestre.

E o que fez crescer a economia europeia? O consumo interno e a formação bruta de capital fixo (investimento) foram os principais motores da subida do PIB, tal como em Portugal. Já a balança externa teve um contributo ligeiramente positivo, algo que também se verificou na economia portuguesa.

Também esta quinta-feira, a OCDE revelou o indicador compósito avançado para a zona euro, onde mantém a perspetiva de “crescimento estável”. A OCDE destaca França e Itália pela positiva, mas assinala o Reino Unido — que está neste momento a negociar o Brexit — pela negativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve o pior crescimento em cadeia da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião