Banco de Inglaterra mantém taxas de juro apesar da subida da inflação

  • Lusa
  • 14 Setembro 2017

Apesar de a inflação ter subido em agosto para 2,9%, o banco central britânico manteve a taxa de juros nos 2,5%.

O Banco de Inglaterra decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas, apesar de a inflação ter subido em agosto para 2,9%. A taxa principal mantém-se em 0,25%, uma decisão aprovada por maioria de sete votos contra dois no comité de política monetária do banco central.

O programa de compra de dívida também não vai registar mudanças, mantendo-se em 435 mil milhões de libras (480 mil milhões de euros), com a instituição a considerar que persistem riscos de desaceleração económica.

O banco central baixou em agosto a sua previsão de crescimento, passando-a de 1,9% para 1,7%, e avisou que a economia continuará penalizada pelos efeitos do Brexit, a saída britânica da União Europeia. A desvalorização da libra após o referendo que ditou a saída, realizado em junho de 2016, tem feito subir a inflação, com as importações mais caras.

O objetivo oficial de inflação do Banco de Inglaterra é de 2%, pelo que existe a possibilidade de uma subida das taxas de juro nos próximos meses, se o aumento dos preços continuar acima do pretendido. No comunicado divulgado após a reunião, o Banco de Inglaterra explica que a economia britânica continua a ter espaço para o crescimento e que o desemprego se encontra no nível mais baixo em 40 anos, 4,3%.

A instituição diz que se mantém alerta para reagir a um possível impacto das negociações com Bruxelas para o Brexit, que devem culminar com a saída do Reino Unido da UE em 20 de março de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra mantém taxas de juro apesar da subida da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião