Revisão em alta do PIB salva bolsa. Galp brilha
A bolsa de Lisboa encerrou no verde, no dia em que o crescimento do PIB foi revisto em alta. A Galp Energia deu fôlego ao PSI-20.
No dia em que o crescimento do PIB foi revisto em alta para 3% entre abril e junho deste ano, a bolsa nacional fechou a sessão quase inalterada. O PSI-20 esteve a negociar abaixo da linha de água durante quase todo o dia mas acabou por encerrar com ganhos ligeiros, ajudado sobretudo pelo desempenho da Galp Energia.
O principal índice português somou 0,08% para os 5.310,06 pontos, acompanhando a tendência da generalidade dos mercados de capitais europeus. Apesar da subida ligeira, o saldo na semana acabou por ser bastante positivo, com o PSI-20 a somar mais de 2% num período marcado pelo otimismo dos investidores depois de a S&P retirar o país de “lixo”.
A puxar pela bolsa esteve a Galp Energia que avançou 2,51% para os 14,90 euros, um desempenho expressivo numa sessão em que os preços do petróleo subiram ligeiramente. O Brent, em Londres, somou 0,27% para os 56,57 dólares, desempenho que vai levar a uma subida dos preços do gasóleo nos postos nacionais na próxima semana.
A ajudar esteve também a EDP Renováveis, que somou 0,01% para os 7,20 euros, enquanto a EDP perdeu 0,87% para os 3,20 euros. A REN fechou também em queda, recuando 0,29% para 2,74 euros.
Em terreno negativo, destaque também para os títulos dos CTT, que recuaram 0,90% para 5,05 euros, já a travar o efeito negativo esteve o BCP que acabou a última sessão da semana a valorizar 0,09% para 23,12 cêntimos.
(Notícia atualizada às 16h59 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revisão em alta do PIB salva bolsa. Galp brilha
{{ noCommentsLabel }}