Puigdemont tenta ganhar tempo para declarar independência

Encurralado entre o "sim" massivo dos que participaram no referendo de 1 de outubro e a debandada de empresas da Catalunha, Puigdemont não desiste da independência, mas tenta atrasar o processo.

Carles Puigdemont reconhece que a debandada de empresas da Catalunha “é de extrema gravidade” e está a estudar formas para ganhar tempo antes de executar o seu plano de declaração unilateral de independência. A posição foi transmitida numa reunião, durante este sábado, com o presidente do organismo catalão apartidário Círculo de Economía, Juan José Brugera. A informação é avançada pelo El Mundo, que cita fontes conhecedoras do processo.

“A impressão que ficou da reunião é que Puigdemont está consciente e procura formas de ganhar tempo”, dizem as mesmas fontes ao El Mundo. Já Juan José Brugera, que representa a associação que reúne os principais grupos empresariais e financeiros da Catalunha, pediu a Puigdemont que desista da declaração unilateral de independência, já que esta levaria a um “desastre económico“.

O presidente do Círculo de Economía avisa mesmo que a retirada das sedes da Catalunha pode continuar nos próximos dias, pela incerteza que a independência provoca em termos jurídicos. Segundo o El Mundo, o líder da Generalitat da Catalunha está consciente destes impactos económicos e, para ganhar tempo, vai continuar a tentar uma mediação internacional.

Encurralado entre dois fatores de peso (o “sim” massivo dos que participaram no referendo e a debandada das empresas), é esta, para já, a posição do líder catalão: não desiste da declaração de independência, mas pode atrasar o processo para conseguir melhores condições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Puigdemont tenta ganhar tempo para declarar independência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião