ERSE provoca rombo de 430 milhões à EDP e REN

  • ECO
  • 16 Outubro 2017

Proposta que a ERSE entregou ao Governo fez a bolsa nacional encerrar no vermelho, influenciada pelas perdas da EDP e da REN. Elétricas registaram perdas de 433,5 milhões no seu valor de mercado.

A EDP e a REN estiveram sob intensa pressão de mercado esta segunda-feira, depois de a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ter regulamentado na passada sexta-feira que o preço da eletricidade vai cair no início do próximo ano. No total, as elétricas tiveram um rombo de 433,5 milhões de euros no seu valor de mercado e acabaram por arrastar a bolsa para o vermelho.

As ações da elétrica nacional perderam 3,51% na sessão desta segunda-feira, para 2,99 euros. Com isto, a EDP viu a sua capitalização bolsista emagrecer 387,6 milhões de euros, para 10,96 mil milhões. Em relação à REN, com a queda de 2,58% para 2,68 euros, o seu valor de mercado reduziu-se em 45,9 milhões de euros, para um total de 1,4 mil milhões.

Esta proposta entregue ao Governo pode prejudicar as duas empresas portuguesas, que viram as suas recomendações e preços-alvo serem cortados pelo Haitong e pelo Morgan Stanley. Os analistas defendem que estas alterações à regulação foram “mais duras” do que o previsto. O regulador propôs que os preços baixem 0,2% a partir de 1 de janeiro de 2018, sendo esta a primeira redução de preços em 18 anos. Esta redução terá, contudo, um efeito prático muito pouco percetível para os consumidores.

“Reduzimos a recomendação da EDP para neutral (face a comprar), uma vez que as alterações na regulação em Portugal, tanto a nível da distribuição como da geração de eletricidade, foram significativamente mais duras do que prevíamos”, escreveram os analistas do Haitong. “A nossa perspetiva é de que o corte de tarifas proposto em Portugal é pior do que o nosso cenário base para a EDP e ligeiramente pior para a REN”, diz o Morgan Stanley.

No caso da REN, a avaliação desceu para 2,80 euros, quando antes era de 3,05 euros. E a recomendação também foi reduzida para neutral, face a comprar. Isto “no seguimento do anúncio de uma proposta que acabou por se revelar pior do que o esperado em termos de regulação da eletricidade para o período entre 2018 e 2020″, dizem os analistas.

A acompanhar este cenário, o índice nacional PSI-20 caiu 0,10%, para os 5.452,53 pontos. Um total de 11 cotadas fechou abaixo da linha de água, com destaque ainda para a Semapa, cujos títulos perderam 1,73% para os 16,72 euros. A impedir maiores quedas em Lisboa esteve, sobretudo, o BCP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado fecharam a valorizar 2,35% para os 0,25 euros.

A bolsa nacional acompanhou a tendência registada nas restantes praças europeias, que também fecharam a desvalorizar. O espanhol IBEX-35 encerrou esta sessão a cair 0,75% e o britânico FTSE perdeu 0,11% para os 391,36 pontos. Em continente americano, o principal índice, S&P 500 segue no verde, a subir 0,10% para os 2.555,76 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE provoca rombo de 430 milhões à EDP e REN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião