Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha
Madrid admite suspender total ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas.
A vice-presidente do Governo espanhol confirmou esta quarta-feira que Madrid admite suspender, total ou parcialmente, a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas.
“Puigdemont (presidente da Generalitat) vai provocar a aplicação do artigo 155 da Constituição” que permite suspender a autonomia, disse Soraya Saenz de Santamaria.
O Governo vai contactar o PSOE e o partido Ciudadanos antes de aplicar o artigo 155 porque quer contar “não só com a maioria absoluta do Senado”, mas também com uma ampla maioria do Congresso”, disse ainda a vice-presidente do Executivo do Partido Popular.
A posição do Executivo foi transmitida durante uma sessão do Congresso, em Madrid, que ainda decorre, e após uma pergunta do líder do Ciudadanos, Albert Rivera, numa altura em que faltam 24 horas para a resposta ao segundo requerimento dirigido ao presidente da Generalitat, Carles Puigdemont.
Recorde-se que perante a pressão da situação na Catalunha, responsável por um quinto do PIB espanhol, o Governo espanhol reviu em baixa o crescimento para o próximo ano de 2,6% para 2,3%. Essa mesma pressão está a levar cerca de 150 empresas a sair da Catalunha diariamente e já colocou a região nos radares das agências de rating.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha
{{ noCommentsLabel }}