Depois da DBRS, Dagong melhora rating do Novo Banco
A agência de notação chinesa subiu o rating do banco liderado por António Ramalho. Esta melhoria acontece depois de ter sido concretizada a venda da instituição financeira ao fundo Lone Star.
Depois de a DBRS ter melhorado a perspetiva do rating do Novo Banco, agora foi a vez de a Dagong Global subir a notação do banco. Para a agência chinesa, esta melhoria é justificada pela conclusão da venda da instituição financeira liderada por António Ramalho ao fundo norte-americano Lone Star.
“O Novo Banco informa que a agência de rating Dagong Global tomou uma decisão de rating relativamente ao Novo Banco. A Dagong Global efetuou o upgrade do rating de crédito de longo prazo para “CCC+” de “SD” e efetuou o upgrade do rating de crédito de curto prazo para “C” de “SD”. O outlook dos ratings é positivo”, lê-se num comunicado do Novo Banco divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “A decisão de rating foi tomada na sequência da aprovação e execução em 18 de outubro de 2017 da venda à Lone Star”, refere.
“Com a injeção de capital e a diminuição do saldo vivo das obrigações seniores, prevemos que o banco consiga melhorar significativamente a capitalização“, explica a agência de notação chinesa. A Dagong Global realça ainda que o Lone Star apresentou um plano de reestruturação, que inclui o “desinvestimento das operações não estratégicas, com o objetivo de alcançar alvos de eficiência restritos”.
"A decisão de rating foi tomada na sequência da aprovação e execução em 18 de outubro de 2017 da venda à Lone Star.”
Esta melhoria acontece depois de a agência canadiana DBRS ter colocado o rating do Novo Banco sob vigilância de pendor positivo. Ou seja, pode vir a subir o rating a qualquer momento. A agência de notação disse que vai “avaliar a concretização da aquisição do Novo Banco pelo Lone Star e as suas potenciais implicações para o banco, a rentabilidade, o financiamento e capital”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depois da DBRS, Dagong melhora rating do Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}