Ex-gestores da Vodafone e da Oxy Capital criam “private equity”

  • ECO
  • 3 Novembro 2017

Antigos líderes da Oxy Capital e da Vodafone acabam de criar uma sociedade de investimentos, a Iberis, que dizem ter capacidade para abordar um grande números de transacções em Portugal e Espanha.

O seu foco são as pequenas e médias empresas. As suas áreas de atuação a indústria e a tecnologia. Luís Quaresma e João Henriques deixaram a Oxy Capital e a Vodafone, onde respetivamente eram sócio e CFO, para criarem a sua própria sociedade de investimentos, a Iberis.

“Trabalhámos juntos na Boston Consulting Group (BCG). Conhecemo-nos há muitos anos. Além de nós os dois, vamos ter um partner espanhol“, explicou João Henriques ao Jornal de Negócios (acesso pago). A Iberis, que tem sede em Lisboa e em breve abrirá escritórios em Madrid, tem, segundo os fundadores, “capacidade e flexibilidade para abordar desde já um grande conjunto de transações em Portugal e Espanha”.

O objetivo da sociedade é a realização de investimentos em “situações especiais e de expansão da atividade”. O modelo da Iberis baseia-se na colaboração com investidores e fundos de investimento (para as operações de maior dimensão) — com os quais os dois sócios têm laços de longa data. Além disso, de acordo com Luís Quaresma, esta private equity também investe ela própria nas operações.

Apesar da sua grande flexibilidade, esta sociedade não constitui para já um fundo de investimento. “A prazo abordaremos a constituição de um fundo de investimento formal, mas vemos este passo como um resultado e evolução natural no nosso trabalho com os nossos investidores”, avançou o ex-parceira da Oxy Capital.

Luís Quaresma foi, por quase seis anos, sócio da Oxy Capital, sociedade gestora de fundos de private equity em Portugal e Itália. Por outro lado, nos últimos cinco anos, João Henriques assumiu o cargo de administrador financeiro da Vodafone (primeiro, da delegação portuguesa e depois do grupo global).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-gestores da Vodafone e da Oxy Capital criam “private equity”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião