5 coisas que vão marcar o dia

Puigdemont é ouvido pela justiça belga. Draghi e Weidmann falam em Frankfurt. E há dois prazos que acabam: entrega das listas para as eleições catalãs e das propostas de alteração ao OE2018.

A crise da Catalunha conhece esta sexta-feira mais dois momentos decisivos: termina o prazo para apresentar listas às eleições de 21 de dezembro — falta saber como é que os independentistas se vão apresentar — e Carles Puigdemont é ouvido pela primeira vez em Bruxelas com um mandato de detenção europeu na sombra. Em Frankfurt, Draghi e o seu possível sucessor, Weidmann, falam do futuro da Europa. Em Portugal, o ministro das Finanças vai ao Parlamento no dia em que acaba o prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração ao OE2018.

Draghi e Weidmann falam em Frankfurt

O Congresso dos Banqueiros Europeus vai juntar Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, com Jens Weidmann, o membro do conselho de governadores do BCE que é presidente do Bundesbank e que tem sido indicado como o sucessor de Draghi. Ambos vão falar numa conferência sobre a “Europa numa nova era – como aproveitar as oportunidades”. Ultimamente, os dados positivos das economias europeias têm dado mais motivos ao BCE para subir os juros.

Data limite para a entrega de listas para a eleição da Catalunha

Esta sexta-feira termina o prazo para os partidos políticos submeterem as suas listas de candidatos para as eleições de 21 de dezembro. As sondagens mais recentes dão a vitória aos partidos independentistas, mas sem maioria absoluta no Parlamento. Já os partidos a favor da unidade aumentariam os votos face às últimas eleições de setembro de 2015. O Cidadãos, liderado por Albert Rivera, é o partido que mais votos ganha nas sondagens.

Puigdemont é ouvido em Bruxelas

O ex-presidente da Generalitat vai começar a ser ouvido em Bruxelas. Esta é a primeira audiência de Carles Puigdemont que foi para a capital belga após o Governo espanhol ter acionado o artigo 155, depois de esta ter sido aprovada no senado. A audiência serve para a justiça belga analisar a ordem de detenção europeia contra o presidente do governo regional da Catalunha. Em causa está a sua extradição para Espanha.

Data limite para apresentar propostas de alteração para o OE2018

O ministro das Finanças vai esta sexta-feira ao Parlamento no dia em que acaba o prazo para os partidos apresentarem as propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018. Mário Centeno enfrenta os deputados numa altura em que ainda se especula sobre a solução que o Governo vai aplicar para o regime simplificado dos recibos verdes. Além disso, este é o último dia que os partidos têm para submeter as propostas de alteração. Algumas têm já sido anunciadas ou entrado no site do Parlamento.

Termina a segunda fase de apresentação de requerimentos ao PREVPAP

O novo período do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública arrancou a 6 de novembro e terminada já esta sexta-feira, dia 17 de novembro. Até ao dia 9, apenas 900 pedidos tinham entrado, segundo fonte sindical disse à Lusa, sendo que muitos dos requerimentos entregues eram repetidos ou de entidades não abrangidas nesta fase do processo. Esta nova fase destina-se aos trabalhadores que, por algum motivo, não entregaram os requerimentos na primeira fase que terminou em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião