Nasdaq quer negociar futuros da bitcoin
A bitcoin continua a quebrar recordes e a Nasdaq não quer perder a oportunidade. A acontecer, a negociação começará no segundo trimestre de 2018.
Com a bitcoin a acelerar dos dez mil para os 11 mil dólares em apenas um dia, a corrida por uma fatia do sucesso continua a ficar mais renhida. A empresa Nasdaq irá incluir os futuros da moeda virtual na sua plataforma de negociação, como avança esta quarta-feira a agência Bloomberg.
A plataforma de negociação de ativos, que tradicionalmente acolhe as tecnológicas, já traçou os planos para começar a negociar os futuros da bitcoin no próximo ano, no máximo até ao segundo trimestre. A Nasdaq é assim o terceiro operador de bolsa a mostrar interesse pelos futuros da moeda virtual, juntando-se à CME Group e à Cboe Global Markets.
Comparando com os seus concorrentes, a Nasdaq é uma plataforma significativamente mais pequena, no que diz respeito aos futuros, pelo que esta tem de se diferenciar através de outros fatores, como a quantidade de fontes através das quais obtém as informações para fixar os preços.
Reguladores já estão alerta
Ao ver o aumento da procura, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC), a agência que regula a negociação de futuros nos Estados Unidos, diz estar já em contacto com as empresas para “abordar várias questões e mudar alguns aspetos nos contratos”. Em declarações à Bloomberg, Erica Elliott Richardson da CFTC afirmou ainda “esperar que as questões pendentes fiquem resolvidas num futuro próximo”.
“Assim que os contratos forem assinados, a equipa da comissão vão iniciar várias atividades de monitorização de risco e de supervisão”, apontou ainda a porta-voz. “Estas atividades incluem monitorização e testes de stress e observação e análise dos contratos, os requerimentos para as margens iniciais e a variação das margens de pagamento.”
A bitcoin negoceia em mercados virtuais não regulados, pelo que a entrada em mercados inteiramente regulados poderá ajudar os investidores a colocar o seu dinheiro neste ativo de uma forma mais segura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nasdaq quer negociar futuros da bitcoin
{{ noCommentsLabel }}