Isabel dos Santos recorda “capacidade de concretização e liderança”
Empresária angolana assinalou "capacidade de concretização e liderança" de Belmiro de Azevedo, que faleceu esta quarta-feira. Isabel dos Santos diz que esta foi "uma perda enorme".
A empresária angolana Isabel dos Santos recordou, esta quinta-feira, a marca de “capacidade de concretização e liderança” de Belmiro de Azevedo, que faleceu na quarta-feira, aos 79 anos, com quem partilhou negócios.
Numa mensagem divulgada, esta quinta-feira, a filha do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, considerada a mulher mais rica em África e com várias participações em negócios em Portugal, classifica a morte do empresário português como uma “perda enorme”.
“Belmiro de Azevedo deixa no mundo empresarial português, e em todos os que consigo se cruzaram, uma marca indelével, de determinação, trabalho, capacidade de concretização e liderança“, afirma Isabel dos Santos.
Acrescenta, na mensagem que divulgou, que os seus pensamentos e palavras são hoje “para os filhos, mulher e netos”, para quem “a dor é imensa”: “Que o orgulho de terem convosco um legado tão forte vos dê a força que precisam neste momento”.
Os negócios entre os dois empresários cruzaram-se através da parceria da Sonae, com Belmiro de Azevedo, e Isabel dos Santos, que criaram a holding Zopt, detida a 50% por cada uma das partes, através da qual detém a maioria do capital da operadora Nos. Por sua vez, Isabel dos Santos é dona de 70% da Zap, operadora de televisão por satélite em Angola, cabendo à Nos os restantes 30%.
Em abril de 2011, a Sonae e Isabel dos Santos formalizaram uma parceria para lançar a rede de hipermercados Continente em Angola, com a constituição da empresa Condis. Contudo, a parceria foi abandonada quatro anos mais tarde, com Isabel dos Santos a constituir sozinha a empresa angolana Contidis e avançar com a rede própria de hipermercados Candando, que já prepara a abertura da terceira loja em Luanda, tendo recrutado quadros de topo do Grupo Sonae.
O empresário Belmiro de Azevedo morreu na quarta-feira aos 79 anos, depois de décadas ligado à Sonae, onde chegou há mais de 50 anos e que transformou num império com negócios em várias áreas e extensa atividade internacional.
O velório do empresário realiza-se na Paróquia de Cristo Rei, no Porto, informou o Grupo Sonae em comunicado. A missa de corpo presente decorrerá no mesmo local, hoje, às 16:00, seguida de uma cerimónia fúnebre reservada à família.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Isabel dos Santos recorda “capacidade de concretização e liderança”
{{ noCommentsLabel }}