Wall Street festeja proximidade de acordo fiscal nos EUA

  • Marta Santos Silva
  • 18 Dezembro 2017

Os índices bolsistas norte-americanos fecharam bem no verde, num dia em que a reforma fiscal dos Estados Unidos parece já certa, algo que dá incentivo aos investidores, retirando incerteza do mercado.

A bolsa norte-americana fechou no verde com segurança esta segunda-feira, começando assim em alta a penúltima semana de 2018. A vaga de segurança vem do acordo fiscal nos Estados Unidos que parece estar quase fechado — os republicanos do Senado e do Congresso mostraram hoje abertura para aprovar uma nova versão da revolução fiscal que Donald Trump promete desde que foi eleito Presidente.

Os principais índices bolsistas ficaram todos no verde, desde o mais emblemático, o S&P 500, que subiu 0,54% para os 2.690,16, até ao tecnológico Nasdaq, que subiu 0,84%, para os 6.994,76 pontos, tendo esta segunda-feira batido, pela primeira vez, a fasquia dos sete mil pontos a meio da sessão. O industrial Dow Jones ficou entre um e outro, subindo 0,57% para os 24.792,20 pontos.

Esta semana, tanto os senadores como os congressistas do Parlamento de duas câmaras dos Estados Unidos vão votar a nova lei fiscal, e como ambas as câmaras são controladas pelos republicanos essa aprovação parece agora garantida. Antes do final da semana, a lei deverá estar a ser assinada por Donald Trump. A nova lei foi criticada por dar cortes fiscais aos mais ricos e às empresas, enquanto resulta em aumentos para a maioria das pessoas.

“Acho que ainda há algum ceticismo no mercado até que de facto aconteça”, disse à Bloomberg o economista Luke Tilley, da Wilmington Trust Corp, nos Estados Unidos. “Mas com a aprovação, achamos que ainda há espaço para correr”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street festeja proximidade de acordo fiscal nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião