PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva
Lisboa voltou a cair, começando a semana em terreno negativo. O BCP e a Pharol registaram as principais quedas.
A valorização da EDP e a recuperação dos CTT não foram suficientes para compensar o tombo do BCP. O banco caiu 1,66% levando o PSI-20 para terreno negativo. A bolsa lisboeta está a cair há três sessões.
O PSI-20 desvalorizou 0,04% para os 5.620,95 pontos, acompanhando as desvalorizações das principais praças europeias, após duas semanas de ganhos. Um dos fatores a influenciar tem origem do outro lado do Atlântico: nos EUA, Wall Street está fechado por ser feriado, o que se traduz num menor volume de transações nos mercados europeus.
Apesar de ter passado com distinção nos testes de solidez do Banco Central Europeu, os investidores castigaram o BCP. As ações do banco desvalorizaram 1,66% para os 29,1 cêntimos. A cotada acabou por penalizar a sessão da bolsa lisboeta desta segunda-feira. Além do BCP, a Pharol também destacou-se pela negativa com uma queda de 4,35% para os 25,3 cêntimos.
Já os CTT valorizaram depois de uma queda significativa na sexta-feira passada. Foi nesse dia que a Anacom apertou os critérios de qualidade do Serviço Postal Universal, o que levou o CaixaBI a concluir que a empresa vai ter de investir mais nos correios. No fim de semana, o Expresso revelou que os CTT poderão adquirir a unidade portuguesa do Deutsche Bank. Além disso, o Banco CTT anunciou que vai gerir a rede de pagamentos Payshop. As ações da empresa subiram 0,46% para os 3,51 euros por título.
As ações da EDP brilharam esta segunda-feira com uma valorização de 2,03% para os 2,91 euros por título. Além da EDP, também a Jerónimo Martins se destacou com uma subida de 0,87% para os 17,45 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva
{{ noCommentsLabel }}