Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 24 Janeiro 2018

Trudeau quer mostrar que pode ser tudo o que Trump não é. Prova disso são as críticas ao capitalismo agressivo e o renascimento do TPP. Musk aceita mais um desafio. A indústria solar sofre novo golpe.

Há dois tipos de líderes na América do Norte: os que pensam que as alterações climáticas são um mito, ameaçam a energia solar com impostos, desprezam os acordos comerciais e comem cheeseburgers, na cama, frente aos seus três ecrãs. E os que querem mostrar que são o completo oposto do primeiro: reanimando essas parcerias comerciais e criticando o capitalismo agressivo. Adivinha qual é qual? No setor automóvel, Elon Musk mostra, mais uma vez, que é um homem de desafios e aceita trabalhar de graça, na próxima década. O prémio em jogo? Um bónus que o colocaria no topo do pódio dos homens mais ricos do mundo. Ainda nos Estados Unidos, a gigante da brincadeira — Toys”R”Us — vive momentos muito pouco divertidos.

The Guardian

Elon Musk aceita desafio: vai trabalhar de graça

Elon Musk aprecia um bom desafio. Desta vez, colocou os olhos no topo do pódio dos homens mais ricos e… concordou em passar os próximos dez anos a trabalhar sem remuneração para a Tesla. Se, no fim desse período, conseguir que o valor da marca de automóveis que lidera atinja os 650 mil milhões de dólares (pouco mais de 529,8 mil milhões de euros), o empreendedor receberá um bónus de 55,8 mil milhões de dólares (quase 45,5 mil milhões de euros) e irá provavelmente consagrar-se o homem mais rico do mundo.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

Trudeau quer ser tudo o que Trump não é

Justin Trudeau quer mostrar que pode ser tudo o que Donald Trump não é. Em Davos, o primeiro-ministro canadiano revelou que está a tentar convencer os Estados Unidos dos benefícios do Tratado de Livre Comércio e confirmou que o Canadá está a terminar as negociações para um novo acordo com os países do Pacífico (agora que os norte-americanos romperam a sua aliança com essas nações). Trudeau criticou também o “capitalismo agressivo” e aconselhou os líderes presentes a encontrarem novas estratégias de negócio.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

CNN Money

Trump feriu TPP, mas acordo sobreviveu

Há um ano, Donald Trump disse ‘adeus’ à Parceria Transpacífica (TPP), mas os restantes onze países da aliança não querem afastar-se. Depois de dois dias de conversações em Tóquio, os líderes dessas nações aproximam-se do final das negociações para o “renascimento” do acordo. O novo tratado tem como nome ‘Acordo Compreensivo e Progressivo para a Parceria Transpacífica’ e inclui, entre outros países, o apoio do Canadá, do Japão, do México, da Austrália e de Singapura.

Leia a notícia completa na CNN Money (acesso livre / conteúdo em inglês).

The New York Times

EUA. Mais impostos sobre energia solar? Indústria revolta-se

Donald Trump acaba de decretar o aumento da carga fiscal sobre a importação de painéis solares e as críticas da indústria não param de chegar à Casa Branca. O presidente explicou que a medida tem como objetivo proteger o trabalho nos Estados Unidos, mas os fabricantes do setor afetado garantem que a nova lei vai, na verdade, custar milhares de empregos aos cidadãos e aumentar os preços dos artigos em causa.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre / conteúdo em inglês).

Reuters

Toys”R”Us fecha um quinto das lojas, nos EUA

Nos próximos meses, um quinto das lojas que a gigante Toy”R”Us tem nos Estados Unidos vão ser fechadas. O encerramento de 180 estabelecimentos acontece a par da tentativa da multinacional de superar uma das maiores falências registadas por um revendedor especializado. A empresa mantém-se, no entanto, focada em melhorar a experiência do consumidor, em loja e online.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião