5 coisas que vão marcar o dia

O ministro Vieira da Silva vai estar na ONU e falará em representação de Portugal. INE vai revelar as estatísticas dos preços da habitação. E Espanha revelará quanto cresceu a economia em 2017.

A viagem de Vieira da Silva a Nova Iorque, os preços das casas ou o crescimento económico de Espanha são alguns dos temas que vão marcar a agenda desta segunda-feira. Estas são as cinco coisas que tem de saber antes de começar o dia.

 

INE divulga preços da habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar as estatísticas de preços da habitação ao nível local, relativas ao terceiro trimestre do ano passado. Este dado deverá confirmar a tendência recente, ou seja, de subida. Os valores dos imóveis em Portugal têm registado variações positivas de dois dígitos. O último indicador para o valor das casas, a avaliação bancária, apontou para isso mesmo, colocando os valores médios na periferia de Lisboa equipados ou, em alguns casos, mesmo acima dos preços na cidade do Porto.

Combustíveis mais caros (outra vez)

A semana arranca com um aumento dos preços dos combustíveis. Depois da queda acentuada na semana passada, tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar mais caros, mais a gasolina do que o diesel. Perante a escalada das cotações do petróleo nos mercados internacionais, a gasolina deverá ficar um cêntimo mais cara. O gasóleo, o combustível mais utilizado pelos portugueses, poderá subir cerca de meio cêntimo.

 

Arrancam os novos turnos na Autoeuropa

A partir desta segunda-feira, os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, passam a trabalhar em 17 turnos, três de segunda a sexta-feira, mais dois turnos extra ao sábado. É uma alteração que se manterá em vigor até finais de agosto e que surge depois de meses de negociações, marcados por uma greve geral na empresa e por uma mudança nos representantes da comissão de trabalhadores, depois de vários acordos falhados. Em causa, o fabrico do novo SUV da marca, o T-Roc.

Quanto cresceu a vizinha Espanha?

Esta segunda-feira será revelado quanto cresceu a economia espanhola no quarto trimestre de 2017, um dado preliminar mas que, ainda assim permitirá traçar o cenário do crescimento espanhol durante o ano. Este dado ganha relevância num contexto em que Espanha é um dos principais parceiros comerciais de Portugal. No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol avançou 0,8% em cadeia, ou 3,1% face ao mesmo trimestre de 2016.

 

Vieira da Silva de visita à ONU em Nova Iorque

António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, está esta segunda-feira em Nova Iorque para participar na Comissão para o Desenvolvimento Social das Nações Unidas, que decorrerá até 31 de janeiro. O encontro decorre na sede da ONU e o ministro tem discurso marcado para a sessão de abertura da comissão, em representação de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião