Altice vai ligar maciço central da Serra da Estrela com fibra ótica da Meo

A Altice Portugal vai investir "vários milhões de euros" para ligar com fibra ótica da Meo seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela. Projeto promete atrair investimento privado.

O concelho de Gouveia será um dos que vai passar a ter fibra ótica da Meo, após um investimento da Altice.Wikimedia Commons

Seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela vão ser ligados com fibra ótica pela Altice Portugal. A dona da Meo deu conta do projeto num comunicado esta terça-feira, embora não tenha revelado o montante do investimento, referindo apenas tratarem-se de “vários milhões de euros”.

A fibra ótica é uma tecnologia que permite comunicações praticamente instantâneas, de baixa latência, normalmente a um débito de 100 Mbps (megabits por segundo). Estas ligações costumam ser chamadas de “autoestradas da informação” pelo presidente executivo da empresa, Alexandre Fonseca, por permitirem transmitir elevadas quantidades de dados a uma velocidade superior. A Meo tem vindo a substituir os cabos de cobre que arderam nos incêndios por redes de nova geração.

Os concelhos que vão passar a ter fibra são Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital, num total de “perto de meia centena de freguesias”. Para a Altice Portugal, este projeto potencia a “criação de valor nestes territórios e na região como um todo”, sendo ainda, diz, uma iniciativa de “interesse público”.

Segundo a Altice, o projeto é “uma mais-valia na captação de investimento privado” para a região. Muitas empresas precisam da capacidade de comunicar instantaneamente e escolhem desenvolver operações a partir de locais onde existam ligações fiáveis de redes de nova geração. Assim, a Altice Portugal garante que mantém o “foco” em “investir em fibra ótica de última geração, assim como na modernização da rede móvel e na expansão do 4G”.

Num comunicado da Altice, Luís Tadeu Marques, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, refere que este investimento “é fundamental para que territórios do denominado interior possam, finalmente, começar a ter algum tratamento de igualdade em relação, neste caso concreto, à qualidade e rapidez das comunicações”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice vai ligar maciço central da Serra da Estrela com fibra ótica da Meo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião