Barclays acusado de receber “assistência financeira ilegal”

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2018

O Barclays acaba de ser acusado pelo SFO de "assistência financeira ilegal". Em causa está o empréstimo concedido pelo Qatar ao banco, em 2008, que evitou o seu resgate.

O Gabinete Antifraude do Reino Unido (SFO, na sigla inglesa) acaba de acusar o Barclays de ter recebido “assistência financeira ilegal”, invocando os milhares de milhões de euros concedidos ao banco como empréstimo pelo Qatar, em 2008.

Em junho do ano passado, a mesma entidade já tinha movido uma ação contra a companhia mãe do banco em questão, mas esta nova acusação traz implicações mais graves, adianta a BBC News. Desta vez, está em causa a licença que permite ao Barclays operar em vários países, isto é, caso o banco seja considerado culpado, essa permissão poderá ser-lhe retirada.

Há uma década, para evitar um resgate, o Barclays aceitou um empréstimo de 12 mil milhões de libras (quase 9,8 mil milhões de euros) da Qatar Holdings, fundo detido por esse Estado árabe. Segundo o SFO, o dinheiro foi usado para comprar títulos do banco, o que considera ser um exemplo de “assistência financeira ilegal”.

“O Barclays não espera qualquer impacto na capacidade de servir os seus consumidores e clientes como consequência desta acusação“, já reagiu o banco, prometendo lutar contra as ações jurídicas, cita o The Guardian.

O modo como o Barclays assegurou o empréstimo referido tem estado, desde a sua assinatura, envolto em controvérsia. Depois de uma investigação de cinco anos, o SFO decidiu acusar a companhia mãe desse banco de fraude, marcando a primeira ação deste tipo a ser movida contra uma instituição bancária, no Reino Unido, por atividades encetadas durante a crise financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barclays acusado de receber “assistência financeira ilegal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião