Portugueses põem 107 milhões nos certificados do Tesouro

  • Rita Atalaia
  • 22 Fevereiro 2018

O investimento em certificados do Tesouro acelerou em janeiro, crescendo 37% face a dezembro. Os certificados de aforro continuam a perder dinheiro.

Os certificados do Tesouro continuam a brilhar enquanto instrumento do Estado de captação de financiamento junto das famílias. Em janeiro, este produto de poupança do Estado engordou em mais de 100 milhões de euros, segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal divulgado nesta quinta-feira. Já os certificados de aforro seguiram em sentido contrário, com a saída de 11 milhões de euros.

Em janeiro, o saldo total dos certificados do Tesouro cresceu em 107 milhões de euros, para ascender a 15.140 milhões. Ou seja, 37% acima do montante que estava investido em dezembro. No final do ano passado, este produto apenas engordou em 78 milhões de euros.

Certificados do Tesouro continuam a brilhar

Comparativamente ao mês homólogo, o resultado é negativo: o montante subscrito cai 74%, o que é justificado pela perda de interesse dos portugueses por este produto de poupança que viu a sua remuneração sofrer um corte considerável com o lançamento dos novos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) no final de outubro. Estes vieram substituir os Certificados do Tesouro Poupança Mais que pagavam uma taxa média de 2,25%. Os CTPC pagam 1,35%.

No que respeita aos certificados de aforro, a tendência tem sido de perda de investimento. E o mês de janeiro não foi exceção: saíram 11 milhões, colocando o saldo nos 11.193 milhões de euros. Ou seja, é o 15.º mês em que se regista saída de dinheiro deste tipo de produto, isto num contexto de fraca atratividade da remuneração oferecida tendo em conta a Euribor a três meses (em terreno negativo), que serve de base para a definição da taxa.

(Notícia atualizada às 12h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses põem 107 milhões nos certificados do Tesouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião