Lisboa recebeu quase um cruzeiro por dia. É um novo recorde

Os portos portugueses quebram recordes, com a capital na dianteira. Os números "contribuem significativamente para os valores positivos que o turismo tem alcançado em Portugal", diz a APL.

Foram 947 os cruzeiros que atracaram na costa portuguesa durante o ano passado. E praticamente um terço destes passaram por Lisboa, com a capital a receber quase um navio de turismo por dia. No total, os portos trouxeram 1,3 milhões de visitantes ao país, sendo que no número de turistas ninguém conseguiu bater a Madeira.

Não houve exceção: em 2017, todos os portos portugueses receberam mais passageiros do que no ano anterior. No total, este número subiu 5%. Isto, claro, à boleia dos cruzeiros, que registaram um aumento de 10% nas escalas — ascenderam a 947, números divulgados pela Administração do Porto de Lisboa em comunicado. De acordo com a mesma entidade, estes resultados “contribuem significativamente para os valores positivos que o turismo tem alcançado em Portugal e na forma como o país se projeta para os mercados emissores”.

Lisboa viu 330 navios a chegar ao Tejo — quase tantos como os dias do ano –, atingindo um novo recorde. Na Madeira, os portos do Funchal e Porto Santo serviram de porta de entrada a mais de meio milhão de passageiros, mais do que aqueles que vieram à capital por alto mar. Esta não é a única ilha que merece festejar: nos Açores, as escalas cresceram 26%, de 121 para 152. Os visitantes não ficaram para trás: passaram de 125.904 em 2016 para 135.783 em 2017.

"Estes resultados contribuem significativamente para os valores positivos que o turismo tem alcançado em Portugal e na forma como o país se projeta para os mercados emissores.”

APL

Portimão foi a cidade que mais notou diferença no dinamismo conseguido a partir do porto. A afluência de passageiros cresceu 53%, o mais expressivo entre os pares. Recebeu 29.859 visitantes. Também o número de escalas disparou como nenhum outro, 65%, de 43 para 71.

Em Leixões o número é redondo: 100 escalas, contra as 84 registadas em 2016, chegando aos 95.562 visitantes. Já Viana do Castelo contribuiu com uma única visita, voltando a abrir o porto um navio de cruzeiro em 2017.

Para o ano há mais… navios, eventos e recordes

Novo ano, novo recorde, afirma a Administração do Porto de Lisboa. Esta previsão assenta no facto de, nos dias 19 a 20 de setembro, ter lugar na capital portuguesa o Seatrade Cruise Med, “o maior [evento] para o mercado de cruzeiros do mediterrâneo”, nota o comunicado, que assinala o evento como “uma importante alavanca no crescimento dos portos nacionais no que diz respeito à atividade de cruzeiros”. A influência positiva do evento já foi notada em destinos anteriores.

De momento, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, encontram-se reunidos na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial de cruzeiros, que está a decorrer até quinta-feira nos EUA. Estes portos fazem-se representar sob uma marca unificada, a Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa recebeu quase um cruzeiro por dia. É um novo recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião