Paulo Portas: “Portugal é um excelente hub para a África e para o Brasil”

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que Portugal é um "excelente hub para a África e para o Brasil", sublinhando as suas capacidades em se destacar e competir com os demais.

“Portugal é um excelente hub para a África e para o Brasil”, diz Paulo Porta, sublinhando as capacidades do país de se destacar e competir com os demais. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu a atração de investimentos e o desenvolvimento das exportações como fatores-chave para fortalecer essa competitividade.

Portugal é um excelente hub para a África e para o Brasil e tem a capacidade de se tornar competitivo como tem feito nos últimos anos: na escolha das áreas onde pretende ser competitivo“, começou por afirmar Paulo Portas, durante o fórum de debate empresarial Encontro Económico, realizado esta quinta-feira no Porto. O ex-ministro acrescentou que “a atração de investimentos e a promoção das exportações são fundamentais para fortalecer a competitividade” da economia portuguesa e das suas empresas.

Para o político português, tanto Portugal como os restantes países europeus devem adequar-se a um ambiente global cuja regra de ouro é: “todos competimos com todos”, lê-se no comunicado enviado pela Crédito y Caución, um dos patrocinadores do evento. Assim, defendeu a atração de investimentos e o desenvolvimento das exportações como fatores-chave para fortalecer a competitividade e adaptar as empresas a um mercado globalizado. Referiu ainda que o país é “um destino de investimento interessante, tal como Espanha” e que “é o Estado-nação mais antigo da Europa com fronteiras estáveis, tem um gene mundial e proporciona segurança fora do radar do terrorismo internacional“.

Paulo Portas alertou ainda que, durante o processo de globalização, as políticas isolacionistas e as medidas protecionistas atrasam o desenvolvimento da economia de alguns países, havendo risco de algumas empresas nestas situações serem facilmente ultrapassadas por outras. Assim, defende que os agentes económicos e políticos devem ser mais flexíveis para aproveitar as oportunidades de globalização.

O ex-ministro referiu ainda que, tanto Portugal como Espanha, “devem ser países abertos que sabem e conhecem a enorme vantagem de navegar para outros territórios e internacionalizar“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Portas: “Portugal é um excelente hub para a África e para o Brasil”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião