Governo revoga 2.270 diplomas publicados entre 1975 e 1980
O objetivo é introduzir "clareza, segurança e certeza jurídica", diz o secretário de Estado Tiago Antunes. Diplomas estarão associados à etiqueta "revogado" no Diário da República Eletrónico.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a revogação de 2.270 diplomas publicados entre 1975 e 1980, considerados obsoletos. Em causa está a iniciativa Revoga+, enquadrada no programa Simplex.
O decreto-lei e a proposta de lei hoje aprovados “determinam expressamente a cessação de vigência de um conjunto muito alargado de diplomas antigos, já ultrapassados, já obsoletos, do período compreendido ente 1975 e 1980”, afirmou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
De acordo com Tiago Antunes, a melhoria da qualidade legislativa passa “por uma limpeza do ordenamento jurídico” de diplomas que faziam sentido quando aprovados, mas que entretanto perderam utilidade, embora nunca tenham sido “expressamente revogados”. O objetivo é introduzir “clareza, segurança e certeza jurídica”, adiantou ainda. No Diário da República Eletrónico, estes diplomas estarão associados à etiqueta “revogado”.
A legislação em causa corresponde a 5.200 paginas de Diário da República, que equivalem a 27 quilos, disse o governante. E o exercício continuará no futuro, com a análise de diplomas referentes a outros períodos temporais.
Para exprimir esta mudança, o Governo pediu ao artista plástico Bordalo II que produzisse uma peça, hoje apresentada no briefing do Conselho de Ministros, feita com Diários de República antigos, que também quer espelhar a evolução para a versão digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo revoga 2.270 diplomas publicados entre 1975 e 1980
{{ noCommentsLabel }}