Confiança em compras importantes sobe aos níveis de 2004

As compras importantes estão na mente dos portugueses. O inquérito aos consumidores do INE revelou que a confiança para a realização de compras importantes regressou aos níveis de 2003.

Desde janeiro de 2004 que os consumidores não estavam tão confiantes na realização de compras importantes. Desde o início do ano que essa tendência verificava-se, mas com os valores do Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores de outubro divulgados esta sexta-feira confirmam “o movimento ascendente iniciado em janeiro”, escreve o INE.

Além da melhoria das apreciações dos consumidores em relação à realização de compras importantes, também o “saldo das expectativas de realização de compras importantes estabilizou em outubro, após ter registado no mês anterior o valor máximo desde abril de 2010”, explica a nota do Instituto Nacional de Estatística.

Apesar de o conceito de “compras importantes” não se encontrar definido de forma explícita, o INE explicou ao ECO que são dados os seguintes exemplos no inquérito qualitativo: “mobiliário, equipamento elétrico, equipamento eletrónico,…”

Ou seja, estamos a falar de bens de consumo duradouro, exceto habitação e automóveis porque “têm questões específicas” dentro do inquérito.

Evolução da realização de compras importantes desde 1997

2016out28_comprasimporantes-01
Dados: Instituto Nacional de Estatística. Valores em percentagem.

Esta tendência é demonstrada pelas médias móveis dos últimos três meses com os valores corrigidos da sazonalidade. Isto permite verificar tendências negativas ou positivas e retirar o stress que a linha de evolução possa ter em determinado período de tempo.

Aliado a esse crescimento, a confiança dos consumidores está a subir em toda a linha: sentem que vão conseguir poupar mais, temem menos o desemprego, acreditam que terão melhores rendimentos no futuro e até estão otimistas em relação ao rumo do país.

A avaliação resulta dos indicadores de confiança referentes a setembro e outubro, sendo que o indicador de confiança dos consumidores tinha diminuídos nos três meses anteriores. Já os empresários recomendam cautela. O indicador de clima económico “diminuiu de forma ténue” em outubro mas manteve-se próximo dos valores registados nos dois meses anteriores.

“Em outubro, o indicador de confiança aumentou na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas e diminuiu ligeiramente no Comércio e nos Serviços”, refere o INE no destaque.

Editado por Pedro Sousa Carvalho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança em compras importantes sobe aos níveis de 2004

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião