Saiba onde é mais caro e mais barato arrendar uma casa em Portugal
Arrendar uma casa na capital pode custar até seis vezes mais do que na zona mais barata do país. Já o Porto tem rendas superiores em 54% ao que se regista no resto do país.
Arrendar uma casa em Portugal tem um custo mediano de 4,39 euros por metro quadrado, mas os preços variam muito de região para região. Se, em Lisboa, o município mais caro do país, os preços sobem para 9,62 euros por metro quadrado, em Belmonte, o município mais barato, as rendas não chegam a dois euros por metro quadrado. Feitas as contas, arrendar uma casa na capital pode custar até seis vezes mais do que na zona mais barata do país. Já o Porto tem rendas superiores em 54% ao que se regista no resto do país.
O valor mediano das rendas no município de Lisboa é de 9,62 euros por metro quadrado, mas pode ser ainda superior, fazendo a análise por freguesia. O Parque das Nações é a freguesia mais cara, onde as rendas chegam a um valor mediano de 11,7 euros por metro quadrado. No extremo oposto está a freguesia de Santa Clara, onde as rendas caem para 6,82 euros por metro quadrado. Mesmo assim, a freguesia mais barata de Lisboa tem rendas superiores em 55% em relação à media do país.
Lisboa é o município mais caro do país
O Porto apresenta preços muito inferiores aos de Lisboa, mas, mesmo assim, está claramente acima do resto do país. A renda mediana do município do Porto fixou-se nos 6,77 euros por metro quadrado, um valor que sobe para 7,26 euros na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, a mais cara do Porto.
Viver no Porto é 54% mais caro do que no resto país
Fazendo a análise pelas capitais de distrito, os preços variam entre os 2,66 euros por metro quadrado no município de Bragança e os 9,62 euros no município de Lisboa. O Norte, a par dos Açores, concentra as zonas mais baratas do país para arrendar casas. Já as casas mais caras, para além de Lisboa, estão no Algarve e na Madeira.
Bragança é a capital de distrito mais barata
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saiba onde é mais caro e mais barato arrendar uma casa em Portugal
{{ noCommentsLabel }}