Juros negativos no crédito põem em causa ratings dos bancos, diz APB
Parecer da Associação Portuguesa de Bancos (APB) enviado ao Parlamento critica a aplicação integral de taxas de juro negativas no crédito à habitação.
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) defende, num parecer escrito, que a aplicação integral de taxas de juros negativas no crédito à habitação pode afetar o rating dos bancos, noticia esta segunda-feira o Jornal de Negócios. Ao ECO, a APB já tinha indicado que o acordo entre PS e Bloco de Esquerda era uma medida “incoerente e desequilibrada”.
No seu parecer, enviado aos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a associação defende que a iniciativa pode colocar em causa os progressos ao “nível da imagem do país e do sistema financeiro”, escreve o Jornal de Negócios.
De acordo com a APB, a medida seria “objeto de uma leitura muito negativa por parte das agências de ‘rating’ e do mercado”. “Colocaria os bancos portugueses numa situação de desvantagem face aos pares, e poria em causa os significativos progressos conseguidos recentemente a nível da imagem do país e do sistema financeiro”, adianta ainda.
Ao ECO, a associação liderada por Faria de Oliveira já tinha recusado a possibilidade de um banco pagar ao cliente pelo empréstimo que lhe concedeu. E alertava que a aprovação da medida poderia “ter custos irreversíveis” para o setor, tanto no médio como no longo prazo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros negativos no crédito põem em causa ratings dos bancos, diz APB
{{ noCommentsLabel }}