Standard & Poor’s sobe o rating do Santander e não só

Banco espanhol passa agora a ter uma classificação de A, com perspetiva estável. Mas não foi o único. Depois da S&P ter subido o rating de Espanha reviu em alta a notação de vários bancos.

A Standard & Poor’s subiu o rating do banco Santander. O banco espanhol passa agora a ser classificado com uma notação A com uma perspetiva estável. A decisão surge depois de a agência de notação financeira ter subido o rating de Espanha a 23 de março de BBB+ para A-.

A decisão foi tomada a 6 de abril, mas apenas comunicada ao mercado esta segunda-feira. A subida foi de um nível. Ou seja, o banco liderado por Ana Botín tinha antes um rating de A-.

O Popular, que foi alvo de resolução e comprado pelo Santander, mas que ainda tem dívida emitida em nome do banco, apesar de ser garantida pela entidade espanhola, também foi contemplado com uma melhoria de nota ao passar de BBB+ para A- com perspetiva positiva. “A integração do Popular continuará sem problemas”, escreve a agência, que frisa que o banco de Ana Botín vai continuar focado em “alinhar o Popular com os padrões operativos do grupo” e a continuar a reduzir custos graças às sinergias criadas. A S&P sublinha ainda que a diversificação geográfica do banco vai “continuar a favorecer o Santander, com um forte impulso da economia espanhola compensado as perspetivas menos favoráveis do Reino Unido”.

Mas na sexta-feira, a S&P optou por subir a nota de outros bancos espanhóis como o BBVA (passou de BBB+ para A- passando a perspetiva de positiva a estável); o Caixabank, o maior acionista do BPI, subiu de BBB para BBB+ com perspetiva estável; o Bankinter, que também opera em Portugal, viu a sua notação subir de BBB para BBB+ com perspetiva estável; o Abanca, que comprou a operação do Deutsche Bank em Portugal, continua a ser classificado como lixo, mas ainda assim subiu de BB- para BB, com perspetiva positiva.

O Bankia e o Banco Sabadell também viram as suas notações revistas em alta ambos de BBB- para BBB com perspetiva estável.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Standard & Poor’s sobe o rating do Santander e não só

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião