Engie agita EDP. Bolsa de Lisboa lidera na Europa

As ações da EDP lideraram as subidas da bolsa nacional no dia em que surgiu a notícia de que a Engie estaria interessada na compra da elétrica. O avanço do peso pesado levou o PSI-20 a comandar ganhos

EDP disparou e a bolsa de Lisboa capitalizou. A bolsa nacional encerrou a sessão a comandar os ganhos na Europa, sustentada no disparo de perto de 4% das ações da EDP que beneficiou de notícias que apontam para que seja um alvo de movimentos de consolidação no setor energético. Mais em específico, o interesse por parte da francesa Engie.

O PSI-20 terminou a sessão a ganhar 0,61%, para os 5.450,23 pontos, com dez títulos em alta e os restantes oito em queda. O índice bolsista nacional encabeçou os ganhos na Europa, apoiado na valorização de 3,82%, para os 3,205 euros, das ações da EDP que encerraram assim em máximos de setembro.

O disparo do título aconteceu após o jornal francês BFM ter noticiado que o segundo maior grupo energético mundial estará interessado na aquisição da elétrica nacional. Entretanto, a empresa liderada por António Mexia negou haver negociações com a Engie, mas os investidores parecem continuar a dar mérito ao rumor.

O BCP também ajudou a puxar pelo rumo da praça bolsista nacional, com as suas ações a valorizarem 0,66%, para os 27,26 cêntimos.

A Galp e a Nos também apoiaram os ganhos do PSI-20, com as suas ações a valorizarem 0,41%, para os 15,865 e 4,85 euros, respetivamente. As ações da petrolífera beneficiaram da subida dos preços do petróleo que valorizavam em torno de 2% no fecho da sessão lisboeta. Também o Credit Suisse elevou o preço-alvo que atribui ao título, dos anteriores 17,30 para os 17,50 euros.

Em queda, referência para os CTT, cujos títulos recuaram 1,27%, para os 18,68 euros, em sintonia com a EDP Renováveis que não acompanhou a euforia em torno da casa-mãe. As ações da empresa liderada por Manso Neto perderam 0,38%, para os 7,97 euros.

(Notícia atualizada às 17h05 com mais cotações e informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Engie agita EDP. Bolsa de Lisboa lidera na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião