Zona Euro volta a crescer 0,3% no terceiro trimestre

Expansão económica na região da moeda única ficou em linha com o esperado, num sinal de que o plano de estímulos do BCE está a surtir efeito.

A riqueza produzida na Zona Euro voltou a crescer no terceiro trimestre do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da região cresceu 0,3% nos três meses até setembro, segundo a primeira estimativa divulgada esta segunda-feira pelo Eurostat. Este desempenho económico da região da moeda única compara com a taxa de 0,3% observada no trimestre anterior e alinha-se com o esperado pelos economistas sondados pela Bloomberg.

Este é o primeiro retrato à economia do euro após os britânicos terem decidido, em junho, abandonar a União Europeia, um acontecimento que o Banco Central Europeu (BCE) considerou como significativo face ao impacto negativo potencial que pode ter na economia da região. Aliás, o banco central já comprou mais de um bilião de euros em ativos num esforço para animar a economia e os preços. Se forem necessários mais estímulos, Mario Draghi já disse “presente”.

Zona Euro mantém recuperação lenta

pib-01
Fonte: Eurostat (Valores em percentagem)

“Não penso que o BCE possa fazer muito mais para gerar crescimento”, referiu Holger Sandte, economista-chefe da Nordea Markets, à Bloomberg. “Já usaram grandes martelos no passado e não penso que haja grande inclinação para voltar a fazê-lo”, acrescentou.

"Não penso que o BCE possa fazer muito mais para gerar crescimento. Já usaram grandes martelos no passado e não penso que haja grande inclinação para voltar a fazê-lo.”

Holger Sandte

Economista-chefe da Nordea Markets

Entretanto, os preços na região também voltaram a crescer em outubro. Subiram 0,4% face ao mês passado, segundo os dados do Eurostat, ligeiramente aquém do esperado. O objetivo do BCE passa por um crescimento dos preços de perto mas abaixo de 2%, uma zona onde acredita estar assegurada a estabilidade dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro volta a crescer 0,3% no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião