Atividade económica acelera na Zona Euro

Indicadores de compras dos gestores apontam para uma aceleração da atividade económica da Zona Euro em outubro.

Boas notícias para a economia da Zona Euro. A atividade económica na região da moeda única acelerou este mês ao ritmo mais elevado deste ano, indiciando bons sinais para a economia à entrada para o último trimestre do ano.

O indicador PMI, um índice de compras dos gestores, no setor manufatureiro e serviços subiu dos 53,7 em outubro, face aos 52,6 registados em setembro. Esta foi a leitura mais elevada deste ano, o que indica que a economia está a expandir-se agora ao ritmo mais elevado em 2016.

Evolução do índice PMI da Markit desde 2013

Fonte: Markit (Leituras acima de 50 apontam para expansão)
Fonte: Markit (Leituras acima de 50 apontam para expansão)

A retoma económica da região tem-se mantido a um ritmo mais lento do que o esperado depois de o Reino Unido ter decidido abandonar a União Europeia, uma decisão que afetou a atividade no seio da moeda única europeia. Isto apesar do reforço continuado das políticas monetárias menos convencionais do Banco Central Europeu (BCE), que em dezembro deverá decidir se renova ou não o programa de compra de ativos.

“A economia da Zona Euro mostrou um sinal de vida no início do quarto trimestre, registando a expansão mais forte desde o início do ano com a promessa de que há mais para vir”, referiu Chris Williamson, economista-chefe, da ISH Markit. “A projeção de um quarto trimestre robusto vai alimentar a especulação de um possível início de redução dos estímulos do BCE”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica acelera na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião