DBRS vê Totta a cimentar posição como segundo maior banco em Portugal
A agência de notação canadiana está mais otimista em relação ao Totta. Subiu o rating do banco para A (baixo), depois de ter melhorado a notação da casa-mãe mas também de Espanha.
O Santander Totta está preparado para cimentar a sua posição enquanto segundo maior banco em termos de ativos em Portugal. A conclusão é da DBRS, o que levou a agência canadiana a subir a notação do banco liderado por António Vieira Monteiro para A (baixo), depois de ter também melhorado a notação da casa-mãe, o Banco Santander. Estas melhorias, a que se junta a do CaixaBank, acompanham o aumento do otimismo em torno de Espanha.
“Com a aquisição do Banco Popular Portugal, a DRBS vê o Banco Santander Totta a cimentar ainda mais a sua posição enquanto segundo maior banco em Portugal“, afirma a DBRS numa nota. O Totta assumiu esta posição no ano passado depois de ter comprado o Popular Portugal, superando o BCP. Só a Caixa Geral de Depósitos é maior que o banco de António Vieira Monteiro.
Foi em junho do ano passado que o Totta passou “a deter uma quota de mercado de cerca de 17%, tornando‐se no maior banco privado português em termos de ativos e de crédito e um dos maiores em termos de recursos”.
"Com a aquisição do Banco Popular Portugal, a DRBS vê o Banco Santander Totta a cimentar ainda mais a sua posição enquanto segundo maior banco em Portugal.”
A agência subiu o rating do Santander Totta para A (baixo), com perspetiva estável, assumindo que “a casa-mãe vai apoiar o Totta de forma atempada, já que qualquer perceção de falta de suporte iria ter consequências reputacionais substanciais”.
A melhoria do rating do Totta acompanha o mesmo movimento na notação do Banco Santander. A DBRS subiu para A (alto), mantendo a perspetiva estável. A ajudar esta revisão em alta esteve o facto de DBRS também ter elevado o rating de Espanha. “A melhoria do rating [do Santander] deve-se à subida da notação do soberano, mas também das tendências em torno dos resultados e perfil de risco do banco”, refere a agência de notação.
O Grupo Santander não foi o único a beneficiar do aumento do otimismo em torno de Espanha. O CaixaBank, que detém o BPI em Portugal, também viu o seu rating subir para A, com a DRBS a considerar que o aumento da notação do país vai “traduzir-se numa melhoria da qualidade dos ativos e rentabilidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DBRS vê Totta a cimentar posição como segundo maior banco em Portugal
{{ noCommentsLabel }}