Governo dá fundos aos municípios para promover turismo

  • Lusa
  • 28 Abril 2018

A secretaria de Estado do Turismo garante que iniciativa "permitirá criar uma rede de técnicos especializados" para alargar o turismo a todo o território. Candidaturas abertas a partir de maio.

O Governo vai lançar um programa de capacitação turística dirigido às câmaras municipais para alargar o turismo a todo o território, informou a secretaria de Estado do Turismo, que dinamizará esta iniciativa entre setembro e dezembro. As candidaturas estarão abertas a todos os municípios a partir de 7 de maio.

“Esta capacitação dos municípios permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território”, indicou a secretaria de Estado num comunicado.

De acordo com informação veiculada pela tutela, o programa de formação será ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de cada uma das NUT II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) e também nas regiões autónomas.

"Esta capacitação dos municípios permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território.”

Secretaria de Estado do Turismo

Em causa estão temas como a capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos, bem como instrumentos de apoio ao turismo.

“Este programa surge como resposta a uma necessidade identificada de capacitação de recursos nas câmaras na área do turismo”, descreve a secretaria de Estado, acrescentando que as atividades, que vão decorrer ao longo de três meses, serão financiadas em 50% pelo Turismo de Portugal.

Já a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada na nota de imprensa remetida à agência Lusa aponta que este programa “é uma oportunidade para criar condições de atratividade e de estruturação de oferta em municípios que não são tradicionalmente destinos turísticos e em que o turismo pode assumir um papel importante na estratégia de desenvolvimento”.

Por sua vez, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinha, conforme também descreve o comunicado, que “o turismo pode ser um fator diferenciador para o desenvolvimento dos municípios e para a fixação de população, nomeadamente no interior”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá fundos aos municípios para promover turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião