Produção industrial mantém crescimento de 1,7% em março

  • Lusa
  • 30 Abril 2018

Índice de produção industrial manteve-se o mesmo valor em março que o registado no mês anterior. Bens de Energia deram o contributo "mais influente".

O índice de produção industrial manteve em março o mesmo crescimento homólogo que o registado em fevereiro, ficando nos de 1,7%, segundo dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O agrupamento de bens de Energia apresentou o contributo “mais influente” para a variação do índice agregado, 3,4 pontos percentuais (p.p.), originado por uma taxa de variação de 18,5% em março (-5,2% no mês anterior).

Já os agrupamentos de Bens Consumo e de Bens Intermédios apresentaram contributos negativos de 2,9% e de 3,1%, respetivamente, contra aumentos de 1,6% e 2,4% em fevereiro, pela mesma ordem.

Na secção das Indústrias Transformadoras, a variação foi de -2,2% (2,7% no mês anterior).

O INE informou ainda que no primeiro trimestre deste ano, a produção industrial abrandou em termos homólogos dos 2,5% no trimestre anterior para os 2% nos três primeiros meses deste ano.

O índice de produção industrial registou, por sua vez, uma subida mensal de 3,7% em março (face aos -2,4% em fevereiro), sendo que o agrupamento da Energia contribuiu de forma determinante para o aumento mensal do índice agregado (+26,6% em março, que compara com -3,8% em fevereiro).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial mantém crescimento de 1,7% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião