Uber está à procura de cidade onde possa lançar os seus carros… voadores

Cinco meses depois da Uber ter anunciado, em Lisboa, o seu novo serviço de carros voadores, a gigante revela que está à procura de uma cidade não americana onde lançar esta novidade.

Foi em Lisboa, no Web Summit, que a Uber anunciou que está a desenvolver um serviço de carros voadores para fazer face ao crescente congestionamento urbano. Agora, cinco meses depois, a gigante está à procura de uma cidade fora dos Estados Unidos onde testar este projeto. O UberAIR deverá ser lançado em 2023.

Por agora, Dallas e Los Angeles já foram confirmadas como cidades norte-americanas onde o serviço será lançado. A multinacional está, no entanto, à procura de um terceiro centro urbano — desta vez, fora da sua terra natal — ao qual levar esta experiência. E quais são os requisitos? Visão e vontade de investir no sistema de transportes. É isso que a Uber está a exigir, de acordo com o Financial Times. A companhia está a priorizar esses parâmetros, notando mesmo que não está interessada em incentivos fiscais.

Outras características do perfil do destino que está debaixo do olho da gigantes são: densidade populacional significativa, proximidade a um aeroporto, oferta multimodal de transporte, serviços de partilha de bicicletas e automóveis, ausência de extremos climatéricos e uma população metropolitana acima dos dois milhões de pessoas (o que exclui, por exemplo, a capital portuguesa do leque de opções).

Além de Dallas e de Los Angeles, o Dubai também tem sido apontado como possível escolha da Uber para lançar este seu novo serviço.

“Mesmo a solução dos carros autónomos não reduz o número de carros nas estradas. Por isso estamos a apostar na mobilidade no céu“, sublinhou, em novembro, o chief product officer da empresa, na apresentação deste projeto. Jeff Holden salientou que o UberAIR deverá ser mais económico que o uso do carro pessoal, oferecendo um preço semelhante àquele praticado na tarifa UberX (a versão mais barata do atual serviço de transporte de passageiros).

O UberAIR será uma rede de aeronaves elétricas, que vai permitir voos urbanos com um máximo de quatro passageiros. A longo prazo, o objetivo é reduzir as emissões poluentes das cidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber está à procura de cidade onde possa lançar os seus carros… voadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião