A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, disse esta manhã que “a decisão do Parlamento pode vir a influenciar a decisão do Governo” quanto à entrada no capital do Montepio. Mais uma semana, mais um aumento do preço dos combustíveis. Com os máximos atingidos pelo petróleo nos mercados internacionais, os preços vão subir dois cêntimos por litro.

“Entendemos que a decisão do Parlamento pode vir a ter influência na decisão do Governo”, começou por dizer o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, esta sexta-feira. Da parte da instituição, “a decisão foi fazer um compasso de espera”.

Os combustíveis não param de aumentar. E vão voltar a subir no arranque da próxima semana, havendo margem para aumentos na ordem dos dois cêntimos por litro. É uma nova subida, patrocinada pela escalada do petróleo após o rasgar de acordo nuclear com o Irão por parte de Donald Trump, que vai atirar os valores cobrados aos consumidores nos postos de abastecimento para máximos de três anos.

O PSD pediu, esta sexta-feira, a demissão do ministro da Saúde, considerando que, perante o “descalabro” no setor, é a única atitude que se espera. Entretanto, Adalberto Campos Fernandes já reagiu defendo que tal “não tem sentido nenhum” e resulta de um exercício de campanha eleitoral.

A Nos e a Vodafone consideram que, mesmo que os preços cobrados pelo acesso à rede da Fibroglobal baixem 66%, tal como propôs a Anacom, o investimento na rede daquela empresa continua a não ser viável. Foi o que disseram ao ECO fontes das duas empresas esta sexta-feira.

Não há sítio do país onde compense arrendar em vez de comprar. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem, pela primeira vez, fazer uma comparação entre valores oficiais de compra e de arrendamento e a conclusão é que, mesmo nas zonas do país de maior pressão imobiliária, onde os preços de venda estão manifestamente inflacionados em relação à mediana nacional, comprar uma casa sai sempre mais barato do que arrendar, contando que tem dinheiro disponível suficiente para dar uma entrada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião