TIC: Novas empresas quase duplicaram em 10 anos em Portugal
“As empresas TIC têm vindo a afirmar a sua importância na economia nacional. É um setor muito jovem e que, por isso, está em constante expansão e transformação", disse uma das responsáveis do estudo.
O nascimento de empresas de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em Portugal quase que duplicou nos últimos dez anos, passando de 776 em 2007 para 1.489 em 2017, segundo um estudo da Informa D&B.
“Em 2017, foram constituídas cerca de 1.500 empresas, mais 21% do que em 2016, num ano em que o nascimento de empresas na generalidade do tecido empresarial cresceu 10%. Tudo indica que a tendência de crescimento se mantém em 2018 pois, só no primeiro trimestre, já nasceram 508 empresas no setor TIC, mais 24% do que no 1.º trimestre de 2017”, indicou a consultora.
De acordo com o estudo “Empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação”, mais de metade das empresas de TIC com atividade comercial em 2016, num universo total de 7.260 empresas, aumentou o seu volume de negócios entre 2013 e 2016, tal como aconteceu no tecido empresarial (56%). Porém, no período em causa, o crescimento do volume de negócios das empresas do setor (5,6%) superou em 3,2 pontos percentuais o do tecido empresarial (2,4%).
“As empresas TIC têm vindo a afirmar a sua importância na economia nacional, sendo um setor muito jovem e que, por isso, está em constante expansão e transformação. As empresas TIC operam hoje numa lógica altamente concorrencial, uma vez que produzem bens e serviços para um mercado digital globalizado e não apenas no mercado interno, facto patente nos números que expressam a sua vocação exportadora, que se tem vindo a revelar bastante superior à do tecido empresarial”, apontou, em comunicado, a diretora-geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes.
Por subsetor que compõe as TIC, consultoria e programação é o que concentra maior número de empresas (68% do total), seguidos pelos serviços (13%), comércio (11%), telecomunicação (6%) e indústria (2%).
Segundo o estudo da consultora, apesar de representar apenas 6% do número de empresas, “o subsetor das telecomunicações contribuiu com 42% do volume de negócios de todo o setor”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TIC: Novas empresas quase duplicaram em 10 anos em Portugal
{{ noCommentsLabel }}