Montepio deverá congelar salários mas despedimentos ficam fora de questão

  • Marta Santos Silva
  • 3 Novembro 2016

O acordo a ser negociado com os sindicatos vai aplicar-se aos trabalhadores da Caixa Económica Montepio Geral, ao Montepio Crédito e ao Montepio Valor.

A Caixa Económica Montepio Geral deverá congelar os salários dos seus trabalhadores, mas os despedimentos coletivos durante o período de congelamento ficarão fora de questão, segundo indica um comunicado da federação de sindicatos da banca Febase.

O Montepio está a negociar com os sindicatos os termos em que se realizará o acordo de empresa. Em comunicado aos membros dos sindicatos, a Febase, federação membro da UGT, explica que o acordo incluirá “o congelamento da tabela salarial e cláusulas de expresso pecuniárias” durante um período ainda não determinado de entre dois e três anos.

A contrapartida é que a Caixa Económica Montepio Geral não poderá recorrer “a despedimento coletivo durante esse período”, e de a idade de reforma dos funcionários “passar a ser nos termos da legislação atualmente em vigor”.

O acordo negociado entre os sindicatos da Febase, o sindicato SNQTB e o Montepio vai aplicar-se aos trabalhadores da CEMG e também do Montepio Crédito e do Montepio Valor.

O Jornal de Negócios relembra que o Sintaf, sindicato próximo da CGTP, critica as negociações do acordo pelos outros sindicatos e diz ter sido excluído das negociações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio deverá congelar salários mas despedimentos ficam fora de questão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião