Revista de imprensa internacional

O Brexit e a imigração continuam na ordem do dia, numa altura em que o BCE permanece confiante nas metas da inflação, mesmo com a guerra comercial. Conheça cinco temas que estão a marcar a atualidade.

O BCE está confiante de que a inflação na Europa está a seguir o caminho certo, mas outros temas também estão a marcar a atualidade a nível internacional. No campo político, Theresa May tem nas mãos uma proposta polémica para o Brexit que poderá escalar as tensões dentro do seu próprio partido. Nos EUA, Trump decidiu acabar com as medidas que estavam a separar as famílias de imigrantes detidos por entrarem ilegalmente no país. Conheça alguns temas que estão na ordem do dia na imprensa estrangeira.

Reuters

BCE confiante nas perspetivas da inflação, apesar dos riscos

O Banco Central Europeu (BCE) mantém-se confiante de que a inflação está no caminho certo, mesmo num cenário de guerra comercial e de maior protecionismo. Numa conferência em Paris, François Villeroy, membro do banco central, reconheceu que a hipótese de uma guerra comercial global já não passa despercebida, mas indicou que isso apenas faz com que o BCE esteja “um pouco menos certo” sobre em que ponto está a Zona Euro. “Estamos mais confiantes de que estamos a caminhar no bom sentido no que toca à inflação”, disse o também presidente do banco central francês. Leia a notícia completa na Reuters (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Expansión

Investimento estrangeiro na Catalunha afunda 62%

No primeiro trimestre deste ano, a economia catalã recebeu menos 556,58 milhões de euros de investimento estrangeiro do que tinha recebido nos mesmos três meses do ano passado, antes da tentativa de conseguir a independência liderada por Carles Puigdemont. Ao mesmo tempo, os dados apontam para uma subida do investimento estrangeiro em Madrid. A capital espanhola recebeu mais 81,3% de investimento no início deste ano, comparativamente com os primeiros três meses de 2017. Leia a notícia completa no Expansión (acesso gratuito/conteúdo em espanhol).

The Guardian

May quer manter Reino Unido no mercado único de bens

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tem em mãos uma proposta sobre o Brexit que poderá aumentar as tensões dentro do seu próprio partido. O Governo britânico quer manter o Reino Unido no mercado único de bens europeu, mesmo após o Brexit. E acredita que essa relação é possível se o país continuar a aplicar as regras europeias ao nível destes produtos. Mas é uma posição que vai contra a ala mais defensora do Brexit no Partido Conservador. Além disso, é improvável que Bruxelas aceite este cenário sem que haja concessões ao nível da circulação de pessoas entre a Europa e o Reino Unido. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Les Echos

França é campeã da Europa… nas despesas em segurança social

A França é o país da Europa que mais gasta em segurança social, revelou um relatório publicado esta semana. Em 2016, o país gastou 32,1% do PIB na proteção social dos cidadãos, sobretudo em benefícios relacionados com a velhice e a saúde. O montante total foi de 714,5 mil milhões de euros. Em média, os países da União Europeia gastam 27,5% da riqueza gerada durante o ano em segurança social. Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado/conteúdo em francês).

Financial Times

Trump cede à pressão e evita separação de imigrantes ilegais

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou o fim da política migratória que estava a causar polémica esta semana. A medida implicava a deportação de mexicanos que cruzassem a fronteira ilegalmente, resultando na separação de muitas famílias, merecendo críticas até da primeira-dama, Melania Trump. O Presidente decide assim recuar na medida, tendo assinado uma ordem executiva que vai permitir às famílias continuarem juntas mesmo depois de serem detidas por entrarem ilegalmente no país. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião