Arábia Saudita pode vir a transformar o Qatar numa ilha… ao construir um canal
Segundo a impresa local, cinco empresas foram contactadas para apresentar propostas para a construção de um canal na fronteira de 61 quilómetros com o Qatar.
A Arábia Saudita quer construir um canal na fronteira com o Qatar, naquela que é a única ligação terrestre do país vizinho. Desta forma, o Qatar ficaria transformado numa ilha. A Arábia já terá convidado cinco empresas para apresentarem propostas para o projeto.
O prazo para estas empresas é esta segunda-feira, 25 de junho. A proposta vencedora será anunciada daí a três meses. Segundo informação avançada pelo jornal local Makkah, citado pelo Business Insider, o projeto apelidado de Canal Salwa, ao longo da fronteira de 61 quilómetros, terá uma largura de 200 metros e profundidade de 15 a 20 metros.
O objetivo será construir uma base militar na zona, um depósito de lixo nuclear, e resorts turísticos. A duração estimada do projeto é de um ano, e os custos devem rondar os 750 milhões de dólares, pagos em conjunto com os Emirados Árabes Unidos.
O distanciamento da Arábia Saudita do Qatar aumenta desta forma, de maneira literal, depois de o país já ter encerrado a fronteira no ano passado. O Qatar está a sofrer um bloqueio por parte de países do Golfo, que o acusaram de apoiar grupos terroristas.
Este bloqueio começou no ano passado, pela Arábia Saudita, Bahrain, Emirados Árabes Unidos e Egito, mas entretanto a Líbia, o Iémen e as Maldivas já se juntaram. O ministro dos negócios estrangeiros do Bahrein, Khaled bin Ahmed al-Khalifa, disse recentemente que não havia fim à vista para o bloqueio.
O projeto do canal ainda aguarda aprovação do governo, mas as conversações de Riade com as empresas já terão avançado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita pode vir a transformar o Qatar numa ilha… ao construir um canal
{{ noCommentsLabel }}