Trump ameaça impor taxa de 20% sobre carros europeus que entrem nos EUA
Donald Trump escreveu no Twitter que avançar com uma taxa de 20% sobre todos os carros a dar entrada nos EUA é uma opção.
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) ameaçou, esta sexta-feira, impor uma taxa de 20% sobre todos os carros fabricados na União Europeia e que entram nos EUA.
Na sua conta oficial de Twitter escreveu: “Tendo em conta as taxas e barreiras comerciais aplicadas pela UE aos EUA e às suas grandes empresas e funcionários, caso estas não sejam quebradas e retiradas, nós avançaremos com uma taxa de 20% em todos os carros a dar entrada nos EUA. Construam-nos aqui!”.
Tweet from @realDonaldTrump
A ameaça de Donald Trump já se faz sentir nos mercados. O índice que agrega as principais empresas cotadas do setor automóvel europeu, após o tweet, caiu 1,25%. As ações da Ford Motor Co estão a cair 0,5% e a General Motors a desvalorizar 0,3%.
As declarações do Presidente norte-americano surgem num contexto em que, segundo a Reuters, o Departamento de Comércio dos EUA está a investigar se as importações de automóveis representam um risco para a segurança nacional.
As medidas protecionistas de Trump já não são uma novidade. Na guerra comercial, o Presidente dos EUA primeiro anunciou as novas taxas aduaneiras à União Europeia, Canadá e México; depois direcionou o alvo para a China; agora volta a ameaçar a Europa. Aviso que será repensado caso o bloco económico quebre as barreiras e as taxas sobre os produtos americanos.
(Notícia atualizada pela última vez às 17h10)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump ameaça impor taxa de 20% sobre carros europeus que entrem nos EUA
{{ noCommentsLabel }}