Preço dos carros novos pode aumentar até 2.500 euros em setembro
Caso nada mude com o Orçamento do Estado para 2019, o impacto da nova fórmula de cálculo das emissões de gases no valor de venda dos carros será entre 93 e 2.520 euros entre os mais vendidos.
Com a adoção do novo ciclo de medição das emissões poluentes WLTP (teste global harmonizado para veículos ligeiros) na homologação dos carros, os preços dos automóveis novos vai subir a 1 de setembro. Quanto? Haverá um aumento em torno de 10% já, mas a Deco aponta para agravamentos ainda mais expressivos no próximo ano que podem chegar a 2.520 euros.
“A aplicação direta das tabelas de imposto resultará no aumento significativo dos preços”, diz a Deco. “Estima-se, em setembro, que o mercado automóvel possa sofrer um aumento de 10% com a adoção do valor de correção”, acrescenta a associação de defesa dos consumidores, apontando para aumentos de centenas a milhares de euros no custo de aquisição dos veículos novos.
Caso nada mude com o Orçamento do Estado para 2019, “o impacto será imediato: aumento de 93 a 2.520 de ISV para os carros do top 50 das vendas”, refere a Deco.
“A partir de janeiro de 2019, caso nada mude, o aumento pode ser colossal e, segundo estudos internacionais, os preços podem disparar 15% a 25% em relação aos valores atuais. Em 2019, no Peugeot 208 1.2 Puretech Style a gasolina, a fatura final aumenta de 324 a 932 euros. Já para o Mercedes GLC 250 4-Matic a gasóleo, o aumento no preço final será de 3.921 a 6.773 euros”.
“Mas as despesas não acabam aqui. Fizemos contas ao IUC para dois modelos, que implicam a mudança de escalão, dado que a taxa é única: Fiat Punto 1.2 Easy e Audi A3 Cabrio 2.0, ambos a gasolina. No primeiro custará mais 30 euros e no segundo aumenta 104 euros”, conclui a Deco.
É por causa desta mudança na forma de cálculo das emissões de gases poluentes, que explica o agravamento dos preços dos veículos, que várias marcas de automóveis têm lançado campanhas prometendo “preços únicos e imperdíveis para aproveitar agora em pleno verão”, salienta a associação.
Uma pesquisa recente, realizada pelo ECO, encontrou descontos desde 5.000 até 8.000 euros, no âmbito destas campanhas, sendo a FCA, que detém a Fiat, Jeep e Alfa Romeo, a mais ativa. A campanha que tem em vigor chama-se mesmo “Countdown Imposto”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço dos carros novos pode aumentar até 2.500 euros em setembro
{{ noCommentsLabel }}